São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chomsky fala de política e mídia na USP

DA REPORTAGEM LOCAL

"Consenso sem Consenso: Reflexões sobre a Teoria e a Prática da Democracia" é o tema da palestra que o linguista norte americano Noam Chomsky, 67, fará às 15h de hoje na USP, como parte de seu ciclo de conferências pelo país.
Com apresentação da professora de filosofia Marilena Chauí, marca o final das comemorações dos dez anos do IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP.
Segundo os organizadores, a conferência foi inspirada numa frase de um sociólogo americano do século 19 e tem como objetivo verificar, na atualidade, como se aplica a idéia de que as massas que não podem ser controladas pela força precisam ser iludidas a seguir os "homens de melhor qualidade".
Autor de 23 livros sobre política norte-americana, Chomsky se notabilizou pela crítica à atuação internacional dos EUA e por seus estudos sobre mídia e comunicação.
Escreveu, entre outras coisas, sobre terrorismo, a crise do Oriente Médio e a Guerra do Vietnã.
Hoje, seu primeiro compromisso na USP ocorre durante a manhã. Ás 10h, ele falará sobre "O Lugar da História da Linguística na Construção Teórica da Moderna Ciência da Linguagem".
Chomsky, que faz sua primeira visita no Brasil, já esteve no Rio de Janeiro e segue na segunda-feira para Brasília. Sua agenda inclui ainda compromissos e palestras em Maceió e Belém.
Em São Paulo, o linguista tem outros dois encontros, além das palestras na USP. Ele se reunirá com Luiz Inácio Lula da Silva e participa, no sábado, de uma atividade com os sem-terra.
Reconhecido como um dos mais importantes estudiosos da linguística, Chomsky se tornou, aos 32 anos, professor titular do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), um dos principais centros de inteligência e tecnologia nos Estados Unidos.
Sua visita ao Brasil é patrocinada pelo CNPq, com colaboração do Instituto de Estudos Avançados da USP, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e editora Scritta.
As palestras na USP são abertas a todos os interessados, com entrada gratuita e tradução simultânea.

Palestras de Noam Chomsky no Brasil: São Paulo - hoje, às 10h e às 15h, no auditório da FAU, na USP; Brasília - 25/11, às 10h30 e 18h, no Departamento de Linguística da UnB, 26/11, às 10h30 e 18h, na UnB; Belém - 29/11, às 16h, no museu Goeldi; Maceió - 30/11 às 11h no auditório da Biblioteca Central da UF Alagoas.

Texto Anterior: NOITE ILUSTRADA
Próximo Texto: França adota sinais anti-violência na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.