São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Cantando na Chuva' traduz euforia de viver

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Se um filme pudesse resumir toda a alegria do cinema e da vida seria, sem nenhuma dúvida, "Cantando na Chuva", que reestréia em nova cópia.
Alegria do cinema, primeiro. Estamos em 1927. Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen), dupla de sucesso, prepara quase burocraticamente mais um de seus filmes mudos, quando a Warner lança "O Cantor de Jazz" e muda a história do cinema.
O resultado é constrangedor. Os ruídos saltam descontrolados da tela, percebe-se que Lina Lamont tem uma péssima voz.
Que fazer? A idéia vem de Cosmo Brown (Donald O'Connor), comparsa de Gene Kelly: transformar a história em um musical.
Operar esse milagre implica introduzir na trama Kathy (Debbie Reynolds), uma candidata a atriz com uma bela voz, que será encarregada de dublar Lina.
Em linhas gerais, o momento de passagem do mudo para o sonoro está condensado em "Cantando na Chuva". Desde problemas técnicos até pessoais (Lina Lamont sintetiza uma série de atores que não passaram para o sonoro).
"Cantando na Chuva" compõe a mais eufórica história de amor, tendo como ponto alto a dança de Gene Kelly sob a chuva. Momento de encanto que resume toda a alegria de um homem.
Mesmo antes de chegar aí, o filme é pródigo em euforia. Seja ao evocar o cinema ou ao criar um hábil jogo em que história e ilusão se tocam quase todo o tempo.
É o momento em que o cinema dobra-se sobre si mesmo, reflete sobre seu passado e medita sobre o que pode legar ao futuro.
É também obra de uma América que saía da Segunda Guerra Mundial confiante em seus valores.
É verdade que, ao mesmo tempo, uma "caça às bruxas" acontecia, atingindo Hollywood mesmo. E que o fantasma do comunismo ratificava essa confiança.
E ainda que uma nova geração de realizadores (Nicholas Ray, Kazan etc.) trocava o otimismo por uma visão crítica dos EUA, do homem.
É claro que isso não está em "Cantando na Chuva". Um filme não pode ser tudo. E o que este é já não é nada pouco.

Filme: Cantando na Chuva (Singing in the Rain)
Produção: EUA, 1952
Direção: Stanley Donen, Gene Kelly
Com: Gene Kelly, Debbie Reynolds, Donald O'Connor
Quando: a partir de hoje nos cines Eldorado 1 e Gazetinha

Texto Anterior: Agora, Godard ficou claro
Próximo Texto: Freed foi gênio do musical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.