São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luisi mostra bienal de Lyon ao Brasil

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O fotógrafo Emídio Luisi, um dos raros profissionais especializados em dança, inaugura hoje, no Sesc Ipiranga, a exposição que traz ao Brasil uma síntese de imagens da 7ª Bienal Internacional da Dança de Lyon (França).
Realizada de 12 a 29 de setembro passado, a bienal de Lyon dedicou a edição deste ano ao Brasil. Neste período, 106 apresentações traçaram um painel que incluiu do Grupo Corpo ao Carnaval.
Com grande repercussão, a bienal transformou a dança brasileira em assunto de destaque dos principais veículos da mídia européia.
Para Emídio Luisi, único fotógrafo brasileiro que participou da bienal, o evento rendeu cerca de 2.000 fotos, das quais ele escolheu 20 para a exposição do Sesc, intitulada "O Brasil dança em Lyon".
"Procurei dar uma visão abrangente do conteúdo da bienal", diz Luisi, que registrou, por exemplo, a empolgação que sambistas da Imperatriz Leopoldinense conseguiram instalar nas ruas da cidade.
Todas as imagens estão ampliadas, em 1 m por 1,70 m. Com uma carreira de 20 anos, Luisi também é fotojornalista.
Embora nunca tenha feito uma aula de dança, ele acha que a convivência com o assunto ajudou a apurar sua percepção.
"Por meio da dança, aprofundei noções de disciplina, equilíbrio, busca e persistência -e tudo isso me educou como profissional da fotografia", ele afirma.
Hoje, às 20h, na abertura da exposição de Luisi, também será apresentado um audiovisual sobre Lyon, com 120 imagens do autor, editadas com trilha sonora por Wladimir Cantanzara.
Em seguida, o bailarino e coreógrafo Fernando Lee, que se apresentou com sucesso na bienal, realiza uma performance com sua companhia de dança.

Exposição: "O Brasil Dança em Lyon"
Quando: hoje, às 20h. Até 15/12 (ter a sex, de 13h a 22h; sáb e dom, de 9h a 18h)
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822; tel. 273-1633)
Entrada: franca

Texto Anterior: DJ produziu estrelas pop
Próximo Texto: Meneghetti expõe telas da 'ontoarte'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.