São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Armazém de café vira Folclore Musical

ANA CRISTINA PESSINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mais um armazém desativado no tradicional bairro da Mooca se transforma em casa noturna.
Localizado na rua Palmorino Mônaco, próximo ao cruzamento da rua da Mooca com a avenida Presidente Wilson, a Folclore Musical tem sua inauguração para o público hoje, a partir de 22h.
Desta vez, o antigo galpão projetado em 1890 pelo arquiteto francês Victor Dubugras, utilizado pela família Calfat para armazenar café, foi inteiramente restaurado e adaptado para o formato "casa de espetáculos e espaço cultural" que o projeto pretende ser.
Ao todo são 1.600 metros quadrados, 300 deles ao ar livre, com capacidade para 2.000 pessoas.
Segundo Edgar Franco Júnior, um dos idealizadores e proprietários do empreendimento, a idéia central é abrir um espaço alternativo para a manifestação da cultura brasileira.
"Pretendemos fazer algo diferente, na contramão dos tecnopops enlatados que estão por aí", diz ele se referindo à maioria das danceterias de São Paulo, que raramente trazem artistas para tocar ao vivo, restringindo seu repertório ao estilo bate-estaca norte-americano.
Pelo menos na proposta, o Folclore Musical não vai de encontro com seu vizinho mais famoso (a apenas 300 metros), o Moinho Santo Antônio, que completa um ano de plena atividade na zona leste.
Como em Olinda
Quem faz a abertura da casa é o sanfoneiro pernambucano Dominguinhos, que promete apresentar uma seleção de seus maiores sucessos.
E, como decoração, bonecos gigantes feitos com papel marché, iguais aos que animam o Carnaval de rua de Olinda.
A programação do Folclore Musical até o final do ano inclui ainda Oswaldinho do Acordeon (dias 6 e 7 de dezembro).
No ano que vem, Alceu Valença e um grupo regional de bumba-meu-boi devem se apresentar em janeiro num show comemorativo pelo aniversário da cidade.
Franco Júnior explica que, além de dois shows mensais de maior porte, farão parte da programação normal do Folclore Musical trios sertanejos, repentistas, grupos de forró e axé. A partir de janeiro, as quartas-feiras serão animadas por um grupo de pagode.
Embora as primeiras atrações do Folclore Musical estejam ligadas ao nordeste e norte, Edgar afirma que a intenção é abrigar todas as tendências da música brasileira, incluindo também pop e rock.

Show: Dominguinhos
Onde: Folclore Musical (r. Palmorino Mônaco, 540, tel. 277-5719)
Quando: hoje, às 22h
Quanto: R$ 13,00 (mulher) e R$ 17,00 (homem)

Texto Anterior: Meneghetti expõe telas da 'ontoarte'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.