São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senador ACM é o próximo alvo de Morais

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

Tão logo encerrar a nova versão de "A Ilha", Fernando Morais pretende se debruçar sobre mais uma biografia -a terceira desde que se tornou escritor.
Pela primeira vez, porém, vai retratar um personagem vivo: o senador Antônio Carlos Magalhães.
O jornalista conta que, há um ano, na televisão, lhe perguntaram por que só escreve sobre personalidades que morreram.
Citou, então, três políticos vivos que gostaria de biografar: o ex-militante comunista Apolônio de Carvalho, o senador do PFL baiano e o presidente Ernesto Geisel (morto recentemente, em setembro de 96).
Passaram-se meses e um banqueiro de SP ("Prefiro não revelar o nome") procurou Morais. Disse que ACM soubera da entrevista na TV e estava querendo conversar.
Marcaram o encontro para abril, em Brasília. O senador foi claro: tinha interesse na biografia. O escritor se animou e levou o projeto à Companhia das Letras, que deu sinal verde.
"Desde o governo de Juscelino Kubitschek, ACM vem protagonizando os principais fatos políticos do país. Não bastasse, é polêmico e sedutor -um personagem perfeito", define o jornalista.
Morais e o senador se reuniram outras duas vezes em Salvador. O último encontro se deu há quase três meses, quando o parlamentar festejou seu 69º aniversário.
"Por enquanto, não gravo nem anoto nada. Só converso e observo", explica o escritor.
Ele diz que tratará o baiano com o mesmo "rigor jornalístico" que reservou para Olga Benario e Assis Chateaubriand, protagonistas das biografias anteriores.
"Farei pesquisas em arquivos e entrevistarei dezenas de pessoas, além do próprio senador. Tudo o que for relevante estará no livro, ainda que não favoreça ACM."
O jornalista promete que o parlamentar não lerá a biografia antes do lançamento. "Como sempre, só mostrarei os originais para minha mulher e meu editor."

Texto Anterior: UBE promove hoje mesa-redonda em SP; Lojinha do Memorial lança marca de tecido; Empresa Tigre premia artistas plásticos
Próximo Texto: Os livros de Morais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.