São Paulo, sábado, 23 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confusão marca palestra na USP

Linguista falou sobre sua teoria generativa

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Após quase 40 minutos de atraso e muito tumulto na entrada, o linguista norte-americano Noam Chomsky, 67, fez ontem pela manha sua primeira conferência na Universidade de São Paulo (USP).
Sobre o tema "O Lugar da História e da Linguística na Construção Teórica da Moderna Ciência da Linguagem", Chomsky palestrou para cerca de 300 pessoas que lotaram o auditório da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo).
A primeira parte da conferência foi prejudicada pelos gritos e vaias de dezenas de pessoas que não conseguiram entrar no auditório. Muitos dos protestantes afirmaram ser professores da USP e estavam indignados com o que chamaram de falta de organização.
Logo nos primeiros minutos, o sistema de som e tradução simultânea também apresentou problemas. Chomsky teve que mudar de lugar, mas fez piada, dizendo que esse tipo de coisa acontece até no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), um dos principais centros de inteligência do mundo.
O linguista explicou parte da origem de sua gramática generativa. "Felizmente, não tinha nenhum conhecimento prévio em linguística quando comecei o trabalho, ainda na universidade, e acabei fazendo apenas o que me parecia razoável. Vinte anos depois, descobri que um trabalho muito semelhante ao meu fora realizado anos antes por um dos principais expoentes da área nos EUA."
Durante a conferência, ele falou ainda sobre os conceitos de linguagem e inteligência dos computadores. "Estudar essas questões é como estudar se os submarinos nadam. Não faz o menor sentido. Pensar é um verbo que se usa para os seres humanos. Se quiserem utilizar a mesma palavra para computadores, tudo bem, se não, sem problemas."
Ás 15h de ontem, Chomsky deveria voltar ao auditório da FAU para uma nova conferência, desta vez sobre política, com a participação da professora Marilena Chauí. O linguista fica no Brasil até 3 de dezembro e tem compromissos em Brasília, Maceió e Belém.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: CanDoCo estréia amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.