São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inglaterra inventou 'universidade no ar'

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

A Universidade Aberta britânica, que completou 27 anos de existência em abril deste ano, é uma das pioneiras em ensino à distância.
A idéia surgiu, no entanto, em 1963, quando o ex-primeiro-ministro britânico Harold Wilson fez um discurso, em que propôs a criação da "universidade do ar".
Segundo a proposta do discurso feito por Wilson, seria criado "um consórcio entre várias instituições de educação superior -usando um sistema de correspondência- que levaria o ensino às casas de estudantes adultos".
O acordo foi fechado em 1969. Segundo dados de 1995, mais de 150 mil estudantes já foram registrados na universidade e cerca de 51 mil pacotes "educativos" da instituição foram vendidos -cada um deles usado por mais de uma pessoa.
A maioria dos cursos são de graduação ou de especialização profissional em nível superior.
As áreas abrangidas pelos cursos oferecidos são: artes, ciências sociais, educação, saúde, gerenciamento, matemática, computação e tecnologia.
A ligação professor-aluno é feita normalmente por programas de rádio e TV, fitas de vídeo ou kits para computador.
Alunos
A Universidade Aberta britânica só aceita alunos residentes no Reino Unido ou em países da Europa.
"A quantidade de funcionários e de recursos disponíveis acabam regulando o número de alunos que é aceito nos diferentes cursos oferecidos", diz o "regimento interno" da universidade.
O tempo de duração das disciplinas também varia, mas, em média, são 12 a 14 horas por semana durante nove meses.
Negócios
A Universidade Aberta de Negócios, por exemplo, tem cadeiras que duram entre 3 e 6 meses. Para conseguir completar uma graduação, um estudante demora o mesmo tempo que um aluno que curse uma universidade comum, de 4 a 6 anos.
Os critérios de avaliação são os mesmos usados em instituições de ensino superior tradicionais. Os custos médios de um curso completo de graduação giram em torno de 2.700 libras (US$ 4.500).
Perfil
O perfil dos alunos da Universidade Aberta é o seguinte: são pessoas em geral com idades entre 30 e 40 anos, a metade dos estudantes é composta por mulheres (é a maior proporção de universitários do sexo feminino em qualquer instituição de ensino superior do Reino Unido) e há muitos excepcionais (4.500, em 1995).
Os resultados dos alunos são bons. Em média, 80% dos estudantes passam nos exames do primeiro ano dos cursos, e mais de 55% chegam até o fim e se formam.

Texto Anterior: Termina hoje a "5ª Feira da Oportunidade; Doadores de sangue são homenageados
Próximo Texto: Estudantes têm perfil diferente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.