São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tinta certa renova casa para festas

Cores fortes estão em alta

ANA LÚCIA ARAÚJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Renovar o visual da casa para enfrentar as festas de final de ano pode ser mais simples do que se imagina. Uma simples demão é o suficiente para mudar o aspecto.
O branco, básico e comum, está em baixa total. Segundo especialistas, o hit da decoração contemporânea é o colorido para as partes interna e externa.
Para Eliane Frate, arquiteta, o branco é uma cor fria e impessoal. Ela prefere "vestir as paredes" com cores claras. Os tons azul-hortência e verde-água são ideais, segundo Eliane, para dormitórios e salas de almoço.
O amarelo faz parte de sua predileção. Para a arquiteta, a cor propicia a conversação. "Fica bem em todos os ambientes."
Cores fortes
Já o arquiteto Luiz Fernando Salgado Franco gosta de ambientes internos pintados com cores fortes. O tom cenoura, por exemplo, quando combinado com outras cores mais claras, causa um efeito diferente, mas sem chocar.
As salas de estar são os locais mais indicados para usar esse recurso. Franco explica que a parede pintada de cor mais forte deve ficar localizada nas costas do sofá. O contrário, de frente para o sofá, pode saturar a visão.
As cores escuras em ambientes amplos são indicadas pelo arquiteto Júlio Pechman para a criação de um clima íntimo.
Uma cor usada por ele é a terracota (cor de barro), com misturas de bege e ocre, resultando num tom de vinho.
Golpe de vista
Recursos como combinar cores e papéis de parede também podem ajudar a aumentar pequenos espaços ou, ainda, diminuir paredes muito extensas.
Para fazer crescer o pé direito de um ambiente baixo, Franco usa papéis de parede como barrado. Este deve ocupar no máximo um quarto da altura da parede. "A parede parece estar solta do chão."
Paredes com imperfeições de reboque devem ser pintadas com tinta fosca. Pechman explica que as tintas com brilho destacam as incorreções da construção.
Ao contrário do que se pensa, o branco não é a cor que cria um ambiente mais luminoso, pois sua sombra é cinza. Tons claros de verde, azul e amarelo formam sombras em cores um pouco mais escuras do que a original, deixando o ambiente mais claro.
Externa
A parte externa da casa também merece ser colorida. Eliane Frate indica a cor terracota para aqueles que desejam criar um estilo inglês.
Nesse caso, esquadrias, grades e janelas de madeira podem ser pintadas com verde-musgo, lembrando o grafite (cinza-escuro).
Já quando a intenção é destacar a casa das outras da rua, Franco aconselha cores fortes, como um azul vibrante. As janelas e portas devem ser pintadas de branco e as grades, de grafite.

Texto Anterior: Salão discute o futuro dos escritórios
Próximo Texto: Empresas apostam em tecnologia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.