São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996 |
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EUA fazem megafeira de acessórios e peças
MAURO TEIXEIRA
Cerca de 60 mil pessoas de várias partes do mundo foram conhecer os produtos lançados durante a Sema/AI Show, dedicada a acessórios, e a Apaa/Asia/Mema Show, com empresas fabricantes de peças e serviços. Os grandes destaques foram os segmentos de acessórios para picapes e rodas, que representaram cerca de 50% da Sema/AI Show. Para todos A feira apresentou de tudo, para todos os gostos e necessidades. Estavam expostos desde parafusos especiais para rodas e grampos para amarrar mercadorias em carrocerias até equipamentos criados para melhorar o desempenho de motores de caminhões e barcos, passando por projetos de design, protetores de caçamba de picapes e consoles especialmente desenhados para comportar objetos como copos e latas. Os visitantes precisaram de bom preparo físico para percorrer em quatro dias -entre 5 e 9 de novembro- cerca de 1,5 milhão de m² em que mais de 2.800 empresas montaram seus estandes. O último Salão do Automóvel, encerrado no início do mês, ocupou 42 mil m² do Parque Anhembi, na zona norte de São Paulo. O evento foi dividido em dois locais. O Sands Expo sediou a indústria de autopeças, enquanto no Las Vegas Convention Center ficaram concentradas as empresas ligadas a acessórios e equipamentos. Mercado bilionário Somente a venda de acessórios movimentou nos EUA US$ 15,28 bilhões em 1994, segundo estudo da Sema (Specialty Equipment Market Association), entidade que representa o setor. Já o segmento de autopeças brasileiro deve faturar neste ano cerca de US$ 17 bilhões, de acordo com estimativa do Sindipeças (sindicato da indústrias de autopeças). A frota de veículos brasileira é estimada em 16 milhões de unidades. Nos EUA, são 194 milhões. Alguns dos grandes fabricantes de automóveis apresentaram projetos especiais de seus modelos de linha. A Chrysler, por exemplo, exibiu o Dodge Dakota Sidewinder, com cabine de linhas arredondadas e capota removível. O Dakota deverá ser o primeiro modelo fabricado pela empresa na fábrica que está construindo no Paraná. O jornalista Mauro Teixeira, editor de Imóveis, viajou a convite da Carwin - CK Associados Comércio e Representações Ltda. Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: Cromado e dourado são tendências para rodas Índice |
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