São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Estrangeiro acusa PMs de agressão

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Dois PMs de Brasília estão sendo acusados de espancar e humilhar, gratuitamente, o estrangeiro negro Panawe Atake, 19, filho de uma diplomata do Togo. A corporação deve abrir sindicância hoje.
Atake foi abordado pelos policiais no início da noite de sexta-feira, quando andava de bicicleta sobre a calçada da quadra 509 Sul, área residencial de classe média.
Segundo a Polícia Militar do DF (Distrito Federal), ele estaria pedalando em alta velocidade, o que colocaria em risco a integridade física de outras pessoas.
O assessor de comunicação da PM, coronel João Vítola, disse não saber se o tráfego de bicicleta em calçada é legalmente proibido. Também afirmou desconhecer se os policiais costumam abordar as pessoas por esse motivo.
O encarregado de Negócios da Embaixada do Togo, Rubem Dogbe, vai pedir hoje explicações ao Itamaraty para a agressão. "Foi um gesto de ignorância e racismo", disse Dogbe. Ele também cobrará a punição dos agressores.
Anteontem, João Vítola disse não acreditar na possibilidade de ação racista dos soldados.

Texto Anterior: Duas primas são atingidas em casa por bala perdida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.