São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996
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Grandes redes abrirão novas lojas em 97

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Grandes redes especializadas em eletroeletrônicos e móveis também preparam expansão.
A Lojas Bernasconi, que tem 25 lojas no interior paulista e sul de Minas, quer crescer para o norte do Estado de São Paulo.
A rede decidiu abrir mais oito lojas ao longo do ano que vem nas proximidades de Ribeirão Preto, Jaboticabal, Monte Alto e Barretos, entre outras.
"Não podemos ficar muito pequenos. Se isso acontecer, perderemos poder de compra", avalia Victorio Bernasconi, proprietário.
Para não ser "engolida", continua ele, a Bernasconi está reservando US$ 1 milhão para a instalação de cada nova loja. Elas terão, no mínimo, 800 metros quadrados de área de vendas.
Rumo ao Rio
A Lojas Cem, rede com 62 pontos-de-venda concentrados em São Paulo e interior, quer agora seguir caminho em direção ao Rio de Janeiro pela rodovia Dutra.
A empresa vai gastar cerca de US$ 4 milhões para instalar três novas lojas em Barra Mansa, Resende e Volta Redonda.
Além disso, a Cem quer inaugurar mais sete novas lojas no interior paulista. "Estamos estudando propostas para aquisição de imóveis em 30 cidades", diz Natale Dalla Vecchia, diretor.
Ele conta que a estratégia da empresa é sempre ter lojas próprias, com mais de mil metros quadrados de área de vendas.
"Precisamos ter preços cada vez mais competitivos. A expansão é um dos caminhos." Dalla Vecchia diz que neste ano abriu seis lojas; em 1995, cinco; em 1994, quatro e em 1993, "duas ou três".
A rede de lojas Arapuã tem um plano ambicioso para 1997. A empresa, que tem 230 lojas espalhadas pelo país, quer abrir mais 30 no ano que vem, o que inclui expansão na região Norte.
Ricardo Pieroni Jacob, diretor-executivo da Arapuã, diz que a rede deve terminar este ano com faturamento de US$ 2 bilhões. Para 1997, a receita prevista é de US$ 2,8 bilhões.

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