São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul é pequeno para o país, diz Sachs

Economista defende ampliação

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O economista norte-americano Jeffrey Sachs, diretor do Instituto de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Harvard (EUA), disse que o Mercosul é muito pequeno para o Brasil.
"O Mercosul abriu os olhos da região para as possibilidades de integração comercial, mas o que importa para um país como o Brasil é o mercado mundial, não o mercado local nem mesmo o regional", disse ele à Folha, em rápida passagem por São Paulo na sexta-feira passada.
Para Sachs, o Brasil tem de assumir a liderança diplomática para transformar em realidade a promessa do presidente Bill Clinton (EUA) de criar uma área de livre comércio no hemisfério ocidental.
"Se corrigir o déficit fiscal e a taxa de câmbio, o Brasil tem condições de ser extremamente competitivo no mercado norte-americano, disse Sachs.
"Passada a reeleição de Clinton, essa é a hora de cobrar medidas concretas para a iniciativa. E ela tem de vir do lado latino sob a agressiva liderança do Brasil."

Texto Anterior: As políticas sociais - 4
Próximo Texto: Novo modelo faz agência menor crescer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.