São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Vagas ficam para Portuguesa e Goiás

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Goiás e Portuguesa conquistaram as duas últimas vagas para as quartas-de-final do Campeonato Brasileiro, que devem começar na próxima quarta-feira. Internacional, Sport e São Paulo, que disputavam essas vagas, não venceram e estão fora da competição.
Nas quartas-de-final, começa a fase eliminatória do Brasileiro.
Os confrontos são em sistema de ida e volta. O time com melhor campanha faz o segundo jogo em seu estádio e passa à fase seguinte se houver empate em pontos e gols. O sistema é o mesmo nas seminfiais e nas finais.
O Goiás obteve o sétimo lugar na primeira fase ao vencer o Grêmio por 3 a 1, no estádio Olímpico em Porto Alegre. No meio de semana, enfrenta o Guarani, que derrotou o Vasco por 2 a 0, no estádio Serra Dourada. No sábado ou domingo, faz o jogo de volta em Campinas.
A Portuguesa, que vinha de duas derrotas e tinha até ontem 10% de chance de ficar com uma vaga, goleou o Botafogo por 4 a 1, em Curitiba, e conseguiu o oitavo lugar.
Nas quartas-de-final, o time paulista enfrenta o Cruzeiro, time de melhor campanha, que ontem bateu o Santos por 2 a 1. O primeiro jogo é em São Paulo, provavelmente no Morumbi -o Canindé não tem os 30 mil lugares exigidos pelo regulamento. A segunda partida será em Belo Horizonte.
Nos demais confrontos, o Palmeiras, terceiro, enfrenta o Grêmio, sexto, numa revanche da semifinal da Copa do Brasil, vencida pelos paulistas.
O quarto confronto reúne o Atlético-PR (derrotado pelo Criciúma por 2 a 1) e o Atlético-MG (0 a 1 Juventude), que terminaram a fase empatados em pontos (39) e vitórias (12). Os paranaenses terminaram em quarto lugar porque têm melhor saldo de gols: 13 a 7.
Os tropeços
Internacional e Sport iniciaram o domingo como favoritos para ficar com as vagas, mas ambos perderam em território paulista.
O Sport foi goleado pelo Palmeiras por 4 a 1. A equipe pernambucana, que precisava vencer para não depender de outro resultados, jogou aberta e facilitou o jogo para o Palmeiras, que teve Luizão, autor de dois gols, como seu destaque.
Em Bragança Paulista, o Internacional caiu do sétimo para o nono lugar ao perder para o Bragantino por 1 a 0.
O Bragantino, já rebaixado, mostrou empenho ao segurar a vitória com dez jogadores -Kelly foi expulso. O goleiro Marcelo defendeu um pênalti cobrado pelo atacante Leandro.
Já o São Paulo encerrou com um fracasso a reação iniciada com a saída do técnico Carlos Alberto Parreira. Sob a orientação de Muricy Ramalho, o time obteve 13 pontos em cinco jogos (máximo de 15 pontos).
Com uma vitória sobre o Paraná obteria a classificação. Mas o jogo terminou 1 a 1 -e foi o Paraná que teve mais chances de vencer.
No único jogo que nada valia para a classificação dos oito primeiros colocados, nem para definir a última vaga do rebaixamento, Corinthians e Coritiba empataram em 1 a 1, no Morumbi.
(MD)

Próximo Texto: Finalistas diferem em estilo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.