São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faça amigos no desjejum

MARISTELA DO VALE
DA REPORTAGEM LOCAL

Fazer amigos é o principal lema de quem frequenta albergues da juventude. Todo mundo está disposto a conversar e trocar experiências sobre viagens. Por isso, não se intimide.
As primeiras perguntas que podem introduzi-lo num bate-papo podem ser "where are you from?" e "what's your name?". Sempre dá certo.
Mas não force a barra ao puxar conversa. Como fez uma brasileira num albergue da Itália que logo de cara perguntou a uma francesa qual era seu sobrenome. A reação deixou-a assustada pelo resto da viagem.
O café da manhã é um dos horários ideais para se enturmar. Você pode se introduzir a um grupo, sair e passar o dia com ele.
O final de tarde é outro horário interessante para fazer isso. As pessoas se sentam em mesas ou salas de estar, abrem mapas e ficam planejando o resto da viagem.
Dicas de pontos turísticos maravilhosos e impressões de beleza das cidades visitadas sempre estão em pauta nesses momentos.
Trocas de experiências sobre assalto em trem, roubos em albergues e abordagens diversas também são temas de conversas. Mas não fique muito assustado com essas histórias e nem desista de prosseguir viagem por causa disso. Basta tomar um pouco de cuidado e nada acontecerá.
Norte-americanos, australianos e argentinos estão em toda parte. Os coreanos e japoneses também "mochilam" muito pela Europa, mas são mais introspectivos. Quanto aos brasileiros, você os encontrará em qualquer país, principalmente nas grandes cidades.
E, nesse momento, a nacionalidade é o principal ponto em comum entre os brasileiros. É possível abordá-los até no meio da rua.
Por isso, não há perigo de sentir muita saudade da terrinha. Se isso acontecer, junte os novos amigos e comece a cantar MPB, batucar um sambinha ou dançar forró. O resto do albergue vai entrar no esquema.
Tomar o café da manhã do albergue é essencial para quem quer gastar pouco. Quanto mais você comer nesse horário, menos cedo vai sentir fome.
Em alguns albergues, o hóspede deve escolher entre chá, leite e café. Escolha sempre leite, para ficar satisfeito por mais tempo. Se puder, peça leite com chocolate.

Texto Anterior: Preços e amizades atraem alberguistas
Próximo Texto: Atrasado dorme na rua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.