São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Temperatura máxima 1; Temperatura máxima 2; Aliados sob suspeita; Tirando o corpo; Aproveitando a confusão; Matar ou morrer; Briga no ar; Oposição interna; Grandes Negócios; Análise acadêmica; Posando de democrata; Pelas beiradas; Segunda chance; Salvo pelo gongo; Briga arriscada; Pagando para ver; Sem segurança; Cacife próprio

Temperatura máxima 1
Elton Rohnelt (PFL-RR), que diz que só soube da MP do Imposto Territorial Rural no dia do lançamento (19 de novembro), afirma: "Uns três dias antes recebi ligações dizendo que todo mundo no mercado estava atrás de Títulos da Dívida Agrária".

Temperatura máxima 2
Elton Rohnelt, que é vice-líder do governo na Câmara, prossegue: "Telefonei para meu filho, que é corretor, mas ele não sabia de nada. No café da manhã com Malan (dia 19) é que soube da MP. Depois, soube que um banco foi o campeão de compras".

Aliados sob suspeita
Parlamentares do PFL são o principal alvo da sindicância do Ministério da Fazenda que apura suposto vazamento de informação sobre a MP (medida provisória) do ITR (Imposto Territorial Rural), que valorizou os Títulos da Dívida Agrária.

Tirando o corpo
Um membro da equipe econômica diz que só o ministro Raul Jungmann (Política Fundiária) e o secretário Everardo Maciel (Receita) foram os responsáveis pela redação da MP do ITR.

Aproveitando a confusão
Caciques da bancada ruralista querem aproveitar a suspeita de vazamento na MP do ITR para pressionar FHC a cancelá-la.

Matar ou morrer
De um cacique pefelista, sobre a articulação de Maluf para lançar uma candidatura pepebista à presidência da Câmara: "Se ele conseguir ganhar essa briga, o governo ficará desmoralizado".

Briga no ar
O Centro Acadêmico 11 de Agosto (Faculdade de Direito da USP) e o Pato (Partido Abstrato Tropical e Onírico) lançaram a campanha "Pirata é a Mãe. Ouça e Defenda as Rádios Livres". A Rádio Onze FM 98,9 MHz é "livre" e ligada aos estudantes.

Oposição interna
Governistas avaliam que o depoimento na comissão da reeleição que pode trazer mais problemas é o do tucano Ciro Gomes.

Grandes Negócios
Sílvio Torres (PSDB-SP), um dos coordenadores da Frente Parlamentar da Pequena e Micro Empresa, nega que o grupo apóie a candidatura de Afif Domingos à presidência do Sebrae.

Análise acadêmica
O Departamento de Ciência Política da USP promove na quinta e sexta o seminário "Eleições Municipais 1996".

Posando de democrata
Maluf vai bater na tecla do plebiscito ao depor hoje na comissão da reeleição. Quer mostrar que quem defende o "Colégio Eleitoral" dessa vez é FHC.

Pelas beiradas
ACM desembarcou ontem à tarde em São Paulo. Para tentar amansar Maluf, está jogando em dobradinha com Luiz Carlos Santos (Assuntos Políticos).

Segunda chance
Serjão entrou ontem na articulação para deter a sangria de votos do PPB a favor da reeleição.

Salvo pelo gongo
Para Romeu Tuma (SP), foi um alívio a decisão do PMDB de lançar candidato próprio ao Senado. Estava sendo pressionado a trocar o PSL pelo PFL, para garantir regimentalmente a eleição de um pefelista. Agora, tanto faz.

Briga arriscada
FHC pretendia enfrentar e derrotar Maluf na convenção do PPB. Teve de recuar. Seus aliados no partido querem conciliar.

Pagando para ver
Maluf rejeitou todas as tentativas de conciliação propostas pelos governistas para o adiamento da convenção do PPB. Até mesmo o apelo para pensar nos interesses dos três governadores do partido, que querem a reeleição.

Sem segurança
Nas contas do governo, estaria 13 a 11 o placar na Executiva do PPB favorável ao adiamento da convenção em troca de uma declaração recomendando o voto contra à reeleição. Mas não há convicção sobre todos os votos.

Cacife próprio
Presidente do PPB, Esperidião Amin (SC) não veio ontem ao jantar de Maluf em São Paulo.

TIROTEIO
De Álvaro Vale (RJ), presidente do PL, sobre o motivo pelo qual convocou a convenção do partido para se manifestar contra a reeleição, no domingo:
- Nunca fui a favor de casuísmos, com Maluf ou com os militares. Esse socialista (FHC) pode ser casuísta e o resto não?

Próximo Texto: Tempo fechado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.