São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
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Avaliação do 2º grau é trágica, diz MEC

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A qualidade do ensino fundamental no Brasil vem melhorando, mas ainda está "muito longe" de ser satisfatória.
A situação do ensino de 2º grau é ainda pior -"trágica", segundo avaliação do próprio MEC (Ministério da Educação e do Desporto).
Essas conclusões são do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), cujos resultados foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação.
O Saeb concluiu que 35% dos alunos da 4ª série não sabem somar números naturais e 32% não conseguem selecionar informações em textos simples.
Entre os alunos do 3º ano do 2º grau, mais de 60% não conseguiram responder a questões de matemática que deveriam ter aprendido na 7ª ou 8ª séries.
Os testes do Saeb foram realizados em novembro de 1995. Participaram 90,4 mil alunos de 2.289 escolas públicas e 511 particulares de todos os Estados brasileiros.
Foram avaliados estudantes da 4ª e da 8ª séries do 1º grau e do 3º ano do 2º grau.
Surpresa ruim
As conclusões negativas pegaram de surpresa o próprio MEC. "Fomos surpreendidos pelo péssimo desempenho dos alunos do 3º ano do 2º grau. Eles não dominam nem sequer conteúdos curriculares da 8ª série. É uma tragédia", afirma Maria Helena Guimarães de Castro, secretária de Avaliação e Informação Educacional.
Somente 1% dos alunos do 3º ano do 2º grau conseguiram responder corretamente às questões de português que exigiam comparação entre textos de naturezas diversas, estabelecimento de relações de causa e efeito e a percepção de crítica, ironia e humor.
Analisando o desempenho por região, os alunos de 2º grau do Centro-Oeste são os que se saíram menos mal: 1,5% deles conseguiram responder às questões de análise de texto consideradas mais complexas (como ler poesias ou manuais de informática) e 7% às de matemática (cálculo da área de figuras geométricas, logaritmo e sistemas de 1º grau, entre outros).
Os do Norte tiveram o pior desempenho: só 0,5% dos estudantes responderam às questões de português, e 1%, às de matemática.
Velhos e cansados
Para o MEC, uma das principais causas do péssimo desempenho dos alunos do 2º grau é que 66% deles estudam à noite e 60% são maiores de 18 anos.
"Eles chegam às escolas velhos, porque já repetiram muitas vezes, e cansados, porque trabalham durante o dia e só podem estudar à noite. Assim, é muito difícil conseguir bons resultados", afirmou.
O Nordeste é a região que tem os alunos de 2º grau "mais velhos": 87% têm mais de 18 anos. "Não é de estranhar que os estudantes de 2º grau nordestinos tenham o segundo pior desempenho do Brasil, perdendo apenas para os da região Norte", disse Maria Helena.

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