São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renato luta para quebrar regulamento do Brasileiro

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Inconformado com o rebaixamento à Série B, a segunda divisão do Brasileiro, o atacante e técnico interino do Fluminense, Renato Gaúcho, está liderando uma tentativa de "virada de mesa".
Ele planeja pedir ao Clube dos 13 (entidade que reúne os times de maior torcida do país) que interceda junto à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para impedir o rebaixamento do Fluminense.
Tanto o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, quanto o diretor Gilberto Coelho já disseram que o regulamento seria respeitado, e não haveria possibilidade de "virada de mesa".
Renato, para se sentir "respaldado" em sua iniciativa, pediu aos torcedores que amanhã vistam camisa, boné ou algo que os identifique com o Fluminense e que coloquem bandeiras do time em suas janelas.
Além disso, ele vai procurar alguns torcedores ilustres do time, como o humorista Jô Soares, o técnico Telê Santana e o prefeito eleito do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde, em busca de apoio.
"Se a torcida me der essa confiança, vou ter a força de uma nação", disse Renato, que batizou o movimento de "Reage, Flu".
O atacante planeja, depois, telefonar para o presidente do Grêmio e do Clube dos 13, Fábio Koff, e para os presidentes dos outros 12 clubes que integram a entidade para tentar convencê-los a aderir.
O vice-presidente de futebol do Vasco, Eurico Miranda, afirmou à Folha que apóia Renato.
"A gente não tem o direito de perder uma marca como o Fluminense no Campeonato Brasileiro. Se o Vasco estivesse nessa situação, eu faria o mesmo."
Fórum
Ele disse que pretende convocar uma reunião do Clube dos 13 para uma tomada de posição.
"Pode ser a oportunidade para criarmos um verdadeiro Campeonato Brasileiro, com 16 clubes, ou no máximo 20. O problema do Fluminense pode ser o gancho que faltava."
O presidente do Flamengo, Kleber Leite, afirmou que "não vai ter virada de mesa nenhuma". Para ele, o Fluminense "tem é que trabalhar para voltar à primeira divisão com dignidade".
A diretoria do Fluminense, pelo menos oficialmente, nega que pretenda "virar a mesa".
"O Renato é um entusiasta, um líder. É simpático e meritório o espírito dele, mas vamos acatar o resultado", afirmou o diretor de futebol, Manoel Schwartz. Segundo ele, a proposta do atacante não foi discutida com a diretoria.
"Não preciso conversar com a diretoria. Eu sou a diretoria e os jogadores neste momento", disse Renato.
Manoel Schwartz afirmou que o Fluminense vai interpelar, na Justiça Desportiva, o presidente do Flamengo, Kleber Leite.
Leite teria "declarado especificamente", antes do Fla-Flu da antepenúltima rodada, que iria "entregar o jogo" contra o Bahia, vencido pelos baianos por 1 a 0, resultado que prejudicou o Flu.

Texto Anterior: Sinta a liga
Próximo Texto: Jogador não vê nenhuma imoralidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.