São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eliete Negreiros; Osmar Macedo; Ana Flávia; Timbalada; Claudia Pacheco; Boi Mamão

PEDRO ALEXANDRE SANCHES; SYLVIA COLOMBO

Eliete Negreiros
Integrante da hoje extinta vanguarda musical paulistana, Eliete Negreiros volta com "16 Canções de Tamanha Ingenuidade" (Eldorado), um apanhado de clássicos da MPB interpretados sem firulas ou rebuscamentos. Pode soar monótono, mas a sofisticação é evidente. A garimpagem inclui Catulo da Paixão Cearense ("Luar do Sertão"), Ernesto Nazereth ("Odeon"), Lupicinio Rodrigues ("Felicidade"), Silvio Caldas e Orestes Barbosa ("Chão de Estrelas") e por aí afora.
(PAS)

Osmar Macedo
"Filhos da Alegria" (Eldorado) é um tributo (com participação efetiva do homenageado) a Osmar Macedo, do Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar. Mas não é daqueles tributos cheios de releituras esquisitonas. Aqui, os convidados (Alceu Valença, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Margareth Menezes) se curvam ao puro espírito do trio elétrico -para os fãs do gênero, um prato cheio. Para os não, há a curiosidade de ouvir Gil e Carlinhos Brown cantando frevo ortodoxo.
(PAS)

Ana Flávia
O projeto é ambicioso: "100 Anos de Música" (Spotlight), primeiro CD de Ana Flávia, entra na multimídia incluindo material em CD-ROM com a pretensão de sintetizar o que o título promete. Não consegue, é óbvio; a parafernália acaba parecendo folheto promocional eletrônico da cantora e desvia o foco da questão central: Ana Flávia é ótima cantora e compositora, que reúne, em canções como "Dito e Feito" e "Figura", as melhores qualidades de Angela RoRo e Cazuza.
(PAS)

Timbalada
Carlinhos Brown garante: beba água mineral do Candeal que você vai ficar legal. O novo disco da Timbalada, "Mineral", está mesmo mais para a água do que para o vinho. A batida que caracterizou o bloco continua a mesma, reforçada com sopros inspirados, mas recheada de refrões fáceis e efêmeros. O suficiente para que o grupo se descole no próximo Carnaval. Difícil é entrever algum indício de sutileza nas letras ou nas soluções melódicas do disco.
(SC)

Claudia Pacheco
O histórico teatral da atriz, diretora e cantora Claudia Pacheco sobressai em seu disco de estréia, "Boca" (independente). A teatralidade invade canções bem selecionadas de Assis Valente ("Recenseamento"), Paulinho da Viola e Ismael Silva, mais poemas musicados de Manuel Bandeira e Mário de Andrade. Derrapa em versão constrangedora de "Temptation" (Tom Waits), no vanguardismo à Arrigo Barnabé de "Boca" e nos vocais às vezes titubeantes da cantora.
(PAS)

Boi Mamão
Punk rock com inserções de saxofone e trompetes resultam no que o Boi Mamão entende por "Ska com Paulêra". Sexo, arrotos e "cascas de ferida na sua cabeça" compõem o "amplo" universo temático da banda. O destaque fica para a versão de "Nós Vamos Invadir Sua Praia", do conjunto paulistano Ultraje a Rigor. É somente nessa faixa que o Boi deixa os sopros de lado e aposta num rock básico. E acerta. No mais, som adolescente para fãs de Raimundos.
(SC)

Texto Anterior: Época de Ouro volta a gravar
Próximo Texto: Os CDs mais vendidos da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.