São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museus recebem US$ 150 mi em obras

CLÁUDIA TREVISAN
DE NOVA YORK

Dois dos mais importantes museus de Nova York acabam de receber uma doação de 32 obras de arte moderna, avaliadas em pelo menos US$ 150 milhões.
A coleção pertencia a Florene May Schoenborn, que morreu em 1995, aos 92 anos. Em seu testamento, dividiu parte de suas obras entre o Metropolitan Museum e o MoMa (Museum of Modern Art).
O Metropolitan recebeu 18 peças, que incluem trabalhos de Pablo Picasso, Constantin Brancusi e George Braque. Outras 14 obras foram doadas ao MoMa. Entre elas, quadros de Picasso, Joan Miró e Fernando Léger.
"Essa é uma das principais doações para o nosso departamento de arte do século 20 e, na verdade, um dos mais significativos grupos de trabalho já doados ao Metropolitan", disse Philippe de Montebello, diretor do museu.
No começo da década de 90, Schoenborn doou três obras ao Metropolitan, de Picasso, Roger de La Fresnaye e Fernand Léger.
"A coleção Schoenborn era certamente a maior coleção individual de obras-primas do século 20 formada nos EUA desde a Segunda Guerra", disse o diretor emérito do departamento de pintura e escultura do MoMa, William Rubin.
O Metropolitan já decidiu que as obras doadas serão exibidas entre fevereiro e maio de 97 e depois integradas à sua coleção de arte moderna. O MoMa ainda não divulgou informações sobre a data em que as obras serão exibidas.
(CT)

Texto Anterior: Christie's leiloa quadros de Portinari e Di Cavalcanti em NY
Próximo Texto: 2004! Vamos levar ouro em mulata com peitão!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.