São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 1996
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Tecnologia não dá resultados

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A avaliação da estrutura física das escolas públicas mostrou que uso de tecnologia nem sempre significa melhoria didática.
Dois terços dos alunos da 4ª série e 85% dos alunos da 8ª estudam em escolas que possuem TV, mas só 35% deles tinham professores que haviam assistido a algum programa do TV Escola -programa do MEC de ensino à distância.
Segundo o Ministério da Educação, a baixa adesão ao TV Escola é explicada porque, na época da pesquisa (novembro de 95), o programa tinha dois meses.
Setenta por cento dos alunos do Sul e Centro-Oeste estudavam em escolas com TV. Na região Norte, eram 34%.
Apesar de 52% dos secundaristas terem acesso ao computador nas escolas, só 3,7% conseguiram responder a questões de matemática que deveriam ter sido ensinadas ao longo do 2º grau.
E 99% não conseguiram ler um texto longo e fazer relações de causa e efeito.
Bibliotecas
A inexistência de bibliotecas nas escolas públicas é apontada como um dos fatores que contribuíram para a falta de domínio da língua portuguesa por parte dos alunos do primário e do 2º grau.
Entre os alunos da 4ª série, 38,2% estudam em escolas que não têm bibliotecas.
Entre os de 8ª, 43,9% possuíam bibliotecas avaliadas como em estado regular ou em mau estado.
(DF)

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