São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comério abre no domingo

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf assinou anteontem um decreto autorizando o comércio da cidade a funcionar aos domingos durante o mês de dezembro.
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo espera um aumento entre 10% e 12% no movimento em relação ao mesmo período de 95.
Segundo o sindicato, a abertura é quase certa, mas depende ainda de acordo com o sindicato dos comerciários. Um pré-acordo já foi feito para o funcionamento do comércio nos dias 15 e 22.
Tradicionalmente, a abertura do comércio aos domingos antes do Natal vinha sendo autorizada nos últimos anos somente nas duas semanas antes do dia 25.
O decreto 36.574, publicado ontem no Diário Oficial, autoriza o funcionamento das lojas nos dias 1º, 8, 15, 22 e 29.
A abertura do comércio aos domingos é uma reivindicação antiga dos lojistas e vem sendo autorizada, nos últimos anos, nos fins-de-semana que antecedem o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Natal.
Para o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Rubens Romano, 50, o acordo para a abertura das lojas é bem provável. "Em princípio, somos contra à abertura do comércio aos domingos, mas podemos aprovar se forem concedidos benefícios aos trabalhadores", afirma.
Para fazer o acordo, o sindicato está pedindo pagamento dos domingos em dobro, concessão de folga remunerada durante a semana, pagamento de transporte e refeição e adicional de 100% pela hora extra, além da não-obrigatoriedade do trabalho.

Texto Anterior: Shopping realiza teste de explosividade
Próximo Texto: Aprovado projeto que libera venda do Cingapura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.