São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP lança projeto de intercâmbio com polícia do Canadá

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Núcleo de Estudos da Violência lançou ontem na USP (Universidade de São Paulo) o programa de parceria com o Centro de Educação e Pesquisa da Universidade Ottawa (Canadá) para estudar o aprimoramento do sistema de policiamento comunitário.
Participaram da cerimônia o secretário da Segurança Pública, José Afonso da Silva, e as cúpulas das polícias Civil e Militar do Estado.
O sistema de policiamento comunitário do Canadá é considerado como referência por organismos internacionais de segurança pública.
Pelo sistema canadense, polícia e cidadãos interagem por meio de grupos de consultas. Esses grupos recebem as reclamações e solicitações da população e as encaminham para a polícia.
"É necessário aumentar o relacionamento entre a polícia e a sociedade. O sucesso do trabalho policial depende da credibilidade e da boa imagem que a instituição tem em relação à população", disse o coordenador do Núcleo de Estudos da Violência, Paulo Sérgio Pinheiro.
Segundo a coordenadora do projeto, Nancy Cardia, policiais brasileiros irão ao Canadá para acompanhar o trabalho da polícia comunitária local. Por outro lado, policiais canadenses virão ao Brasil para acompanhar a rotina da polícia de São Paulo.
"A idéia é estabelecer um intercâmbio centralizado nas tarefas diárias das polícias", disse Cardia.
O projeto, financiado pelo Canadá, está orçado em US$ 850 mil. Além do intercâmbio, estão previstos seminários e a construção de um banco de dados, disponível na Internet, com informações sobre o modelo de policiamento comunitário.
"A secretaria apóia o projeto, embora desenvolva o policiamento comunitário por meio dos consegs (conselhos comunitários de segurança", disse José Afonso da Silva.

Texto Anterior: Polícia prende trio acusado de chacina
Próximo Texto: Polícia de SP recaptura 7 de 107 presos foragidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.