São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NY faz inventário das fotógrafas

ANA MARIA GUARIGLIA
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

A Biblioteca Pública de Nova York está apresentando a exposição "A History of Women Photographers", que analisa o papel da mulher na fotografia desde sua invenção, em 1839.
São 234 trabalhos de 200 fotógrafas feitos entre 1850 e 1975 nos EUA, Europa, América do Sul e parte da Ásia.
A mostra tem sequência em mais de 30 museus e galerias da cidade, com a apresentação de ensaios históricos e contemporâneos.
Na época de sua invenção, muitas mulheres usaram a fotografia para fins científicos. Em 1843, a inglesa Anna Atkins reproduziu algas marinhas.
Segundo Naomi Rosenblum, 71, uma das curadoras do evento e autora do livro que tem o mesmo título da mostra, as mulheres muito contribuíram para o surgimento dos movimentos fotográficos.
"O objetivo da mostra é resgatar essa contribuição, que não foi reconhecida historicamente", disse Rosenblum em entrevista à Folha. A seguir, leia os principais trechos da entrevista.
*
Folha - As exibições na Biblioteca e nas galerias foram concebidas em função do livro que a sra. escreveu sobre as fotógrafas?
Naomi Rosenblum - Elas foram inspiradas pelo livro. Há três anos, eu e Barbara Tannenbaum (curadora do Akron Art Museum, em Ohio) decidimos fazer a exposição incluindo apenas algumas fotógrafas que estão trabalhando. Determinamos depois a data limite das fotos até 1975, abrangendo mais de um século de fotografia. Em seguida, entramos em contato com as galerias da cidade para a apresentação de trabalhos contemporâneos.
Folha - Existe algum motivo para que essas exposições estejam acontecendo ao mesmo tempo?
Rosenblum - Não. O que levamos em conta é o número crescente de fotógrafas que estão trabalhando. E como em todas as épocas, é preciso que obras sejam conhecidas e divulgadas.
Folha - A sra. obteve auxílio financeiro para realizar a exposição na Biblioteca?
Rosenblum - Eu e a sra. Tannembaum viajamos pelos EUA e pela Europa pesquisando mais de 10 mil fotos. Os gastos foram por nossa conta, embora tivéssemos o amparo do Akro Museum, que se tornou o principal patrocinador do evento. As fotos foram emprestadas de museus, colecionadores e de familiares das fotógrafas.
Folha - Há possibilidade de trazer a mostra para o Brasil?
Rosenblum -Sinto muitíssimo, pois adoraria apresentar a mostra no Brasil, mas as pessoas que emprestaram as fotos, algumas inclusive originais, não permitem que elas saiam dos EUA, temendo que possam ser danificadas. Além disso, é uma exibição muito cara.
Folha - Qual foi o custo?
Rosenblum - O Akro Museum depositou em forma de taxas mais de US$ 25 mil.
Folha - Qual é o melhor roteiro para que o público possa acompanhar e entender a mostra?
Rosenblum - Não há um roteiro específico. As obras da Biblioteca são as principais e não se repetem nos outros espaços da exposição.

Exposição: A History of Women Photography
Onde: The New York Public Library (5ª Avenida com rua 42, tel. (001/212-221-7676)
Quando: Até 4 de janeiro de 1997
Quanto: Grátis

Texto Anterior: Livro joga luz sobre o negativo
Próximo Texto: Exposição no Rio homenageia Zuzu Angel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.