São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Nóbrega leva o popular ao Cultura Artística

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Antonio Nóbrega, pupilo do mestre Ariano Suassuna, sai do seu "consulado" em São Paulo, o teatro Brincante, na Vila Madalena, para cinco apresentações no teatro Cultura Artística, na região central da cidade.
Dias antes de embarcar para Portugal, onde ele faria três apresentações de "Figural", Nóbrega contou, em entrevista no espaço Brincante, que decidiu apresentar as duas peças porque percebeu que havia público para as duas.
"O 'Figural' teve muita repercussão e foi visto por poucas pessoas em temporada que fiz em São Paulo em 91. Muita gente também me dizia que queria ver ou rever 'Na Pancada do Ganzá'. A solução foi incluir as duas nesta pequena temporada."
Enquanto "Figural" é um solo de dança, "Na Pancada do Ganzá" é um espetáculo em que Nóbrega conta histórias, canta e toca, acompanhado de seis músicos.
Lyon
Com formação clássica -começou a estudar violino clássico aos 12 anos-, ele se denomina um músico-ator que dança e canta. Seu "Figural" foi aclamado no festival de Lyon, na França, um festival de dança.
"Sou autodidata em dança, aprendi observando os artistas populares, os capoeiristas, os passistas de frevo e maracatu e codifiquei uma linguagem própria."
Foi com a aclamação que recebeu em Lyon que Nóbrega lançou uma carreira internacional. Mas sua ambição ainda é se apresentar mais no Brasil.
"Minha ida ao exterior não representa minha consagração. Quero fazer turnês pelo Brasil. O exterior é apenas um acréscimo", afirma.
Em "Figural", Nóbrega desenha o personagem por meio do gesto. É um solo em que ele, com linguagem corporal e usando máscaras, representa ora uma velha, ora um gaiato ora outros personagens. "É um espetáculo que vai da nobreza e austeridade à galhofaria e farsa", disse.
"Na Pancada do Ganzá" também traz referências da arte popular. Nóbrega criou o espetáculo a partir de registros colhidos pelo escritor Mário de Andrade em viagens ao Norte e Nordeste.
O espetáculo, que teve suas músicas lançadas em CD, começa com um dos movimentos de um concerto de Bach, só que transcrito para acordeão, sax, pandeiro, percussão, cavaco e violão.
"O público gosta tanto que até batuca nas cadeiras", diz.

Espetáculo: Figural e Na Pancada do Ganzá
Quando: de hoje a sexta, Figural. Sábado e domingo, Na Pancada do Ganzá; de quarta a sábado, às 21h, domingo, às 18h
Onde: Teatro Cultura Artística (r. Nestor Pestana, 196, tel. 258-3616)
Preço: R$ 25

Texto Anterior: Columbia tem show gospel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.