São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Windows" chega à palma da mão em minúsculos PCs

Maquininhas funcionam com pilhas comuns e reconhecem escrita

DO ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS

O "Windows", afinal, chegou à palma da mão. A Microsoft lançou na Comdex uma versão de seu sistema operacional especial para micrinhos de mão, que finalmente parecem ter chances de sobrevivência no mercado.
Há tempos a indústria de informática tenta oferecer micros menores que notebooks, com funções reduzidas, para funcionar como auxiliares pessoais.
Problemas de tecnologia -como dificuldades de compatibilidade com os sistemas dos PCs comuns e péssimo entendimento da escrita com caneta especial- dificultaram a aceitação dos PDAs, os assistentes digitais pessoais.
O de maior sucesso acabou sendo o Newton, da Apple, que sobreviveu galhardamente a muitas dificuldades. Hoje tem uma versão bem poderosa, o MessagePad 2.000, e gerou até um filhote, o eMate 300, para uso por escolares.
Vertente "Windows"
Os novos micrinhos de mão estão numa outra vertente, a do "Windows". Com o "Windows CE", que promete garantia de compatibilidade na mesa e na estrada, a Microsoft conseguiu arrebanhar um porção de apoiadores.
A Compaq já está com seu Companion batendo o bumbo nas lojas. A HP também não fica atrás, assim como NEC, Hitachi, Casio e Philips -que, por sinal, lançou um bem elegante, o Velo 1.
Eles custam em torno de US$ 500, com 2 Mbytes de memória, e podem fazer bastante coisa para o tamanhinho -o da Casio, por exemplo, tem cerca de 15 cm de largura por 9 cm de profundidade e 1,7 cm de altura.
O sistema operacional, segundo a Microsoft, garante a compatibilidade com os sistemas maiores. Os micros de mão vêm com um gerenciador de informações pessoais (agenda, lista de telefones e de tarefas) e versões de bolso do "Word", "Excel" e "Explorer".
Também são equipados com boas capacidades de comunicação, permitindo tanto conexões convencionais como sem fio.
No terreno dos micros maiores, o destaque fica para designs cada vez mais futuristas e mais facilidade de uso. Também aumentam as capacidades multimídia, graças ao chip MMX, da Intel, que vai equipar computadores de mesa e portáteis no ano que vem.

Texto Anterior: CD-ROM de 16X ; Música na rede
Próximo Texto: O PC tem belo futuro, dizem Grove e Gates
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.