São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequena mudança de planos

MOACYR SCLIAR

"Senhores participantes da excursão, pedimos sua atenção por um momento. Os senhores, nossos prezados clientes, nos procuraram porque desejavam ir a Cancún, não é verdade? Pagaram adiantado pela viagem e alojamento e nós realmente desejávamos, de todo o coração, levá-los a Cancún. Não foi por outra razão que mandamos imprimir aqueles belos folhetos coloridos, mostrando o mar azul do Caribe, e as alvas areias, e os coqueiros, e os bancos de coral e as belas mulheres. Fizemos isso porque realmente acreditávamos que é apenas na natureza que o homem se encontra.
No entanto, senhores participantes da excursão, devemos comunicar uma pequena mudança de planos. E temos a certeza de que os senhores concordarão com nossos argumentos.
Em primeiro lugar: Cancún. Sim, Cancún é um lugar bonito, um lugar da moda -mas vamos pensar um pouco. Será que a beleza de Cancún não esconde certos riscos? Os furacões, por exemplo. Os senhores sabem que o Caribe se tornou tristemente célebre pelos furacões, que muitas vezes causam destruição e até põem vidas em risco -a última coisa que desejamos para os nossos clientes. É verdade que a meteorologia não está prevendo furacão algum para os próximos dois meses -mas, senhores, quem pode confiar inteiramente na meteorologia? Quem disse que os meteorologistas não se enganam, como qualquer ser humano?
Mesmo que não ocorram furacões -será realmente necessário ir para o Caribe? Afinal, o Brasil também tem belas paisagens. Temos de prestigiar o que é nosso, senhores. Principalmente quando se considera a difícil situação da balança de pagamentos. Querem os senhores agravar o déficit comercial do país, levando dinheiro para o exterior? Poderão os senhores se olhar no espelho depois de fazer uma coisa dessas?
Vamos adiante. Hotéis cinco estrelas, pretendem os senhores. E nós perguntamos: será um hotel cinco estrelas o lugar mais adequado para a meditação e para a auto-avaliação, atividades que se impõem num final de ano? Não terão os senhores remorsos por desfrutarem de um tratamento vip, quando tantos compatriotas moram em baixo de viadutos?
Pensando nessas coisas, e tendo em vista sobretudo a paz de espírito dos senhores, é que estamos anunciando uma pequena mudança no plano de viagem. Vamos substituir a excursão a Cancún por um passeio neste belo aeroporto em que os senhores agora se encontram. Nosso guia lhes mostrará com o maior prazer, fornecendo as explicações necessárias, as aeronaves que chegam e decolam. Os senhores poderão fazer compras nas lojas, usar os sanitários, ouvir os anúncios de chegada e partida de aviões, telefonar. Detalhe final: todos terão direito a um refrigerante na lanchonete. Por nossa conta, claro. Não é generosidade. Para nós, o cliente merece tudo: ele é a razão de ser de nossa empresa. Muito obrigado por utilizarem nossos serviços."

Texto Anterior: Dersa faz trato para reduzir caminhões na subida da serra
Próximo Texto: Caro é o desperdício
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.