São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estoque alto evita pedido

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa feita pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo com 300 lojistas da capital paulista mostra que 117 deles (39%) ainda não fizeram compras para o Natal.
Para 43% dos 117 lojistas, as encomendas para o final de ano nem serão feitas. Razão: estoque elevado.
Para 25% deles, os pedidos poderão ser feitos no próprio mês de dezembro, dependendo do ritmo do consumo. Para 19%, as compras estavam previstas para serem feitas no final deste mês.
O levantamento da federação foi feito no último dia 22 no comércio tradicional -de rua. As lojas são basicamente de vestuário, calçados e tecidos.
"Os dados mostram que os lojistas estão bastante cautelosos com este Natal", diz Mônica Hage, economista da federação.
Para aqueles que já fizeram as compras -171 entrevistados (57%)-, 26% informaram que o volume adquirido foi até 20% menor do que o de 95. Para 10% deles, a redução nos pedidos foi superior a 20%.
Para 40% dos lojistas que já se abasteceram para o Natal, as compras foram iguais às de 95; 15% compraram até 10% mais; 3%, entre 10% e 20%, enquanto para 2% os pedidos cresceram mais do que 20%.
Pré-datado
O levantamento da federação mostra que o cheque pré-datado vai ser a forma de pagamento predominante neste Natal.
Para os entrevistados, os cheques pré-datados devem representar 68% das vendas. A seguir vem o cartão de crédito, com 15%. Depois vêm as vendas à vista (11%) e a prazo (5%).
"Esses números preocupam. A previsão é de aumento da inadimplência no início de 97", diz Mônica.
Apesar do clima de cautela detectado entre esses lojistas para este final de ano, a previsão para os próximos 12 meses é mais animadora.
Para 76% dos entrevistados, os negócios ficam como estão ou melhoram; 23% deles acham que as vendas podem piorar e 2% não fazem avaliação.
(FF)

Texto Anterior: Tíquete da Fratello deixa de ser aceito
Próximo Texto: BC vai denunciar crimes cambiais de 89
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.