São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Dois museus só para crianças

CASSIO STARLING CARLOS

em Nova York
Nova York foi a primeira cidade do mundo a criar museus inteiramente voltados para o público infantil.
Em 1899, há quase cem anos, foi fundado o Brooklyn Children's Museum (Museu Infantil do Brooklyn, pronuncia-se "brúclin"), que fica num bairro fora da ilha de Manhattan.
O Children's Museum of Manhattan (Museu Infantil de Manhattan, pronuncia-se "mãrrátan") nasceu em 1973.
A idéia dos criadores dos dois museus foi construir espaços para se aprender brincando. Por exemplo: qual a melhor maneira de saber como é uma orelha por dentro? Entrando dentro dela.
O que a gente vai engolir quando morde um sanduíche? Para saber a resposta, basta apertar um garfo. Uma sala também explica o que um urso gosta de comer no almoço e o que uma cobra come no jantar.
Há também uma parede cheia de buracos onde se pode espiar e desvendar algumas charadas. Num deles a gente vê um pedaço de algodão. A brincadeira é tentar descobrir para que serve aquilo. Basta girar um botão e o algodão se transforma numa camiseta.
(CSC)

Texto Anterior: Museu tem andar só de esqueletos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.