São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Jeffrey" brinca com amor e Aids

PAULO GIACOMINI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um ator homossexual louco por sexo. Um garçom soropositivo, um decorador "casado" com um bailarino. Esse é o vértice da comédia romântica "Jeffrey - De Caso com a Vida".
Jeffrey (Steven Weber) é o ator gay assumido e louco por sexo. Tomado pelo pânico, em tempos de Aids, ele opta pelo celibato.
Para um gay, o melhor local para queimar as energias é, depois da cama, uma academia de ginástica. Esse é, porém, o pior lugar para um neo-celibatário.
Na academia, Jeffrey conhece Steve (Michael T. Weiss). Após um rápido jogo de sedução, eles se beijam. Quando saem, Steve conta que é soropositivo, e Jeffrey foge.
Desnorteado, ele procura os conselhos da doutrinadora evangélica Debra Moorhouse (Sigourney Weaver) e o confessionário do padre Dan (Nathan Lane). Para completar a fuga, ele diz a Steve que vai voltar para a casa dos pais, numa pequena cidade "sem roubos, alarmes e sem doenças".
Além de Weaver e Lane, estão no elenco o ator Patrick Stewart, de "Jornada nas Estrelas: A Próxima Geração", que interpreta um decorador afetado, e Olympia Dukakis, Oscar de atriz coadjuvante por "Feitiço da Lua", fazendo uma hilariante mãe de um "pré-operativo transexual filho lésbico".
O roteiro de Paul Rudnick foi premiado em 93 no teatro e dá à tragédia da Aids um humor até então desconhecido.
Com tipos encaixados nos mais diversos clichês homossexuais -o imaturo, o afetado e a "maricona"-, o humor de "Jeffrey" está na displicência com que os personagens encaram as situações, algumas reais, a que são expostos.
O diretor Christopher Ashley explora com muito bom humor o amor em meio à crise da Aids, um tema delicado abordado com extrema sensibilidade. O medo de se apaixonar que Jeffrey tem é o mesmo de todo ser humano.

Filme: Jeffrey - De Caso com a Vida
Produção: EUA, 1994
Direção: Christopher Ashley
Com: Steven Weber e Michael T. Weiss
Quando: a partir de hoje, no Espaço Unibanco, sala 4

Texto Anterior: Documentário exibe gay no cinema americano
Próximo Texto: Filme 'luta' contra Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.