São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ansiedade pode ser herdada dos pais

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Pessoas neuróticas demais, ou de menos, podem agora colocar a culpa não só na educação que receberam dos pais, mas no material genético que herdaram deles.
Pesquisadores nos EUA e Alemanha descobriram uma relação entre os níveis de ansiedade de uma pessoa e as variantes de um gene essencial para o controle da química do cérebro.
Não se pode dizer taxativamente que eles descobriram "o gene da ansiedade", pois esse tipo de comportamento não depende apenas de fatores genéticos.
No caso, o gene -a unidade básica do código genético, pelo qual são transmitidas as características hereditárias de pai para filho- tem duas variantes, ou "alelos".
O gene estudado é o código pelo qual o organismo é capaz de produzir uma proteína que age aumentando a produção de uma substância vital para a química cerebral, a serotonina.
Um dos alelos ajuda a pessoa a produzir o dobro de serotonina, como se fosse uma "torneira" maior.
A serotonina age na transmissão dos impulsos entre as células nervosas. Outras pesquisas têm revelado seu papel na depressão e na neurose de ansiedade; há medicamentos antidepressivos que agem bloqueando a sua ação nociva.
Os pesquisadores mostraram que quanto maior a quantidade da proteína produzida, além de mais serotonina, a pessoa também tem mais ansiedade.
Na pesquisa, a equipe de dez cientistas da Universidade de Wurzburg (Alemanha), e dos Institutos Nacionais de Saúde (EUA), estudou 505 pessoas.
Os cientistas procuraram nos genes dessas pessoas uma das duas variantes do gene, e também fizeram testes de suas personalidades em busca de traços neuróticos.

Texto Anterior: Teste barato diminui mortalidade por câncer; Líbano prende 70 em ato contra o governo; Sérvios protestam de novo contra governo; Madre Teresa completa 68 anos como religiosa
Próximo Texto: Cirurgia fetal tem sucesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.