São Paulo, sábado, 30 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que se sabe sobre o acidente

1 - O Fokker-100 da TAM encaminha-se para a cabeceira da pista do Aeroporto de Congonhas.
- Na cabine, um sinal sonoro toca duas vezes. Piloto e co-piloto fazem a checagem pré-decolagem. "Autothrottle", diz o piloto. Posteriormente, análise da caixa-preta revela que o sinal indicava falha na trava secundária do reversor direito

2 - O piloto decide controlar manualmente a aceleração das turbinas. Ele avança os manetes de aceleração e o avião ganha potência suficiente para iniciar a decolagem. O piloto libera os freios
- A aeronave corre pela pista

3 - "Rotate", diz uma voz na cabine. No jargão, significa que o avião já pode sair do chão. O avião perde contato com o solo
- Ocorre um defeito no relé que aciona a válvula hidráulica do reversor direito. As conchas do reversor se abrem pela primeira vez
- Um sistema de segurança composto por cabos, chamado teleflex, puxa o manete de aceleração direito

4 - O avião perde potência e vira o nariz ligeiramente para a direita
- "Em cima, em cima", diz o piloto para o co-piloto, indicando onde desligar o sistema automático de aceleração, o ATS, que ele pensava estar em pane. O co-piloto desarma o sistema e tenta avançar manualmente o manete de aceleração. "Travou", diz o co-piloto, sem conseguir acelerar os motores
- A falha intermitente do relé faz com que o reversor se feche. O co-piloto consegue acelerar o motor

5 - O reversor se abre pela segunda vez e recua novamente o manete. "Autothrottle, em cima", repete o piloto para o co-piloto
- A falha se repete: o reversor se fecha, o piloto consegue levar o manete à frente
- O avião continua sem ganhar a altura, mas está nivelado e virando o nariz para a direita

6 - O reversor se abre pela terceira vez. Por razões ainda não determinadas, os cabos que deveriam recuar o manete se quebram. O motor direito permanece acelerado, mesmo com o reversor aberto, desestabilizando o avião
- o avião se inclina bruscamente para a direita. A asa direita bate em um prédio

7- O avião cai sobre o Jabaquara
"Meu Deus" é a última frase ouvida dentro da cabine

Fonte: técnicos da TAM

Texto Anterior: Um mês depois, indenização não foi paga
Próximo Texto: Pai de piloto sofre depressão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.