São Paulo, sábado, 30 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Geografia' luta nas semifinais em SP

Corinthians-Amway e Cougar abrem os playoffs

LUÍS CURRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A fase semifinal do Campeonato Paulista de basquete masculino, que começa hoje à noite, marca uma série de confrontos entre equipes da Grande São Paulo e do interior do Estado.
O Corinthians-Amway, de São Paulo, enfrenta o Cougar/Franca, enquanto o Papel Report/Mogi, de Mogi das Cruzes (50 km a leste de São Paulo) joga contra o Dharma-Yara, também de Franca (401 km a norte de São Paulo).
As semifinais são disputadas em séries eliminatórias (playoffs) de cinco partidas. O time que chegar primeiro a três vitórias vai à final.
Hoje, às 20h30, Corinthians e Cougar abrem a rodada, no ginásio "Pedrocão", em Franca. Os ingressos custam R$ 5,00.
Report e Dharma jogam amanhã, em Mogi, em jogo com TV (Globosat/Sportv, às 19h30).
O técnico corintiano, José Roberto Lux, o Zé Boquinha, 52, diz considerar a vitória fundamental para as pretensões da equipe.
"O Cougar é uma equipe dificílima de ser batida, principalmente quando joga em casa", afirma.
Por isso, ele quer vencer hoje para definir a classificação "em casa", no segundo e terceiro jogos.
Jundiaí
Apesar de ser de São Paulo, o Corinthians decidiu mandar suas partidas em Jundiaí (60 km a noroeste de São Paulo), onde a torcida local costuma encher o ginásio.
Segundo a assessoria da equipe, mesmo que o Corinthians chegue à final, não há chance de as partidas ocorrerem em São Paulo.
Para surpreender o Cougar, Zé Boquinha diz que o Corinthians vai reforçar a atenção na defesa, para roubar bolas e jogar com "velocidade nos contra-ataques".
O fator quadra/torcida não preocupa o treinador do Cougar/Franca, Hélio Rubens, 56. "Como há muito equilíbrio, isso é teórico."
Mas, na fase classificatória, Corinthians e Cougar se enfrentaram duas vezes. E cada time venceu em seu ginásio.
Sobre a tática de Zé Boquinha para derrotar sua equipe, Hélio Rubens diz que é "um conceito genérico no basquete".
"Todo time tenta dificultar o ataque adversário, roubar bolas", afirma. "Vamos tentar fazer o mesmo, pois quem errar menos pode ganhar."
Hélio Rubens tem problemas: não sabe se poderá contar com o ala Rogério e o ala-pivô Evandro, com inflamações no joelho e garganta, respectivamente. E também com o ala Fernando Minuci, que recupera-se de cirurgia no joelho.
O cestinha corintiano Oscar Schimdt (32,7 pontos por jogo) receberá atenção especial. "Faremos um rodízio na marcação", declara Hélio Rubens.
As prováveis equipes: Corinthians - Oscar, Caio, Brasília, Márcio e Dwight; Cougar - Demétrius, Helinho, Isaías, Evandro e Vargas.

Texto Anterior: Com título, Juve lidera classificação do futebol; Judit Polgar vence jogo e acaba série na frente
Próximo Texto: Times do Brasileiro só saem na 2ª feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.