São Paulo, sábado, 30 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Xica" despida perde audiência

DANIEL CASTRO; CRISTINA RIGITANO
DA REPORTAGEM LOCAL E DA SUCURSAL DO RIO

A tão esperada nudez da atriz Taís Araújo, protagonista da novela "Xica da Silva", não conseguiu levantar a audiência da Rede Manchete de Televisão.
Quinta-feira à noite, foram exibidas cenas em que a atriz, que completou 18 anos no último dia 25, aparece nua pela primeira vez.
A novela começou às 21h31 com 5 pontos (cerca de 400 mil telespectadores na Grande SP), segundo levantamento preliminar, feito minuto a minuto pelo Ibope.
Às 21h50, a novela atingiu o pico de 10 pontos (800 mil telespectadores), contra 38 pontos (3 milhões) da Globo, que exibia o jogo entre Grêmio e Palmeiras.
Às 22h14, quando começou a sequência -um flashback em que o contratador João Fernandes lembrava o dia em que conheceu a então escrava Xica-, a Manchete tinha 8 pontos (640 mil).
Às 22h16, quando Xica entrou na água, o Ibope tinha caído para 7 pontos (560 mil), mas voltou à casa dos 8 no minuto seguinte -enquanto a Globo continuava nos 38.
Nesse momento, Xica já estava totalmente despida, banhando-se, balançando os seios e empinando o traseiro, ao som (na trilha sonora) de um canto de candomblé.
A cena da nudez de Xica empatou no Ibope com a novela "Razão de Viver". Na média, a produção do SBT teve maior audiência, com picos de 10 e 11 pontos.
As imagens foram gravadas em uma cachoeira, em Diamantina (MG), em agosto, quando Taís tinha 17 anos. Fica evidente quando se vê que os cabelos da atriz, na cena, estão mais curtos do que hoje.
Segundo o Juizado de Menores do Rio, que ameaça multar a Manchete, a cena não poderia ter sido gravada antes de a atriz completar 18 anos.
Em setembro, a Folha publicou foto reproduzida de uma chamada da novela exibido só em São Paulo, uma única vez. A imagem é a mesma que foi ao ar na quarta.
A mãe de Taís Araújo, Mercedes, ficou surpresa com os números do Ibope. "Não acredito nessa audiência. Não conheço ninguém que não esteja vendo Xica. O Brasil inteiro está assistindo. É impossível que seja só isso", disse.
Mercedes negou que as cenas exibidas tenham sido gravadas em agosto. "A cena ficou pronta dia 25. Antes só tinha a tomada do João Fernandes olhando a Xica jogar a roupa no chão, que foi gravada em Diamantina. A nudez foi gravada segunda-feira, na região serrana do Rio de Janeiro", disse.
(DANIEL CASTRO e CRISTINA RIGITANO)

Texto Anterior: SBT confirma extinção de programas
Próximo Texto: SBT confirma extinção de programas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.