São Paulo, sábado, 30 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edição de luxo traça retrato multifacetado e crítico do país

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um retrato multifacetado do Brasil e de sua presença no mundo contemporâneo. É nada menos que isso o que pretende ser o livro "Presença do Brasil", das Edições Alumbramento, com suas 236 páginas e 137 fotos.
Patrocinada pelo Lloyds Bank, a edição tem tiragem de 7.000 exemplares. Cinco mil serão distribuídos de brinde. Os outros 2.000 serão vendidos nas principais livrarias a partir da próxima semana.
Em São Paulo, o livro será lançado no próximo dia 5, na Fundação Oscar Americano. No Rio, o lançamento será dia 12, na sede do Lloyds Bank.
Os editores da Alumbramento, Salvador Monteiro e Leonel Kaz, participaram pessoalmente de todas as fases da realização do livro: da definição dos temas e dos ensaístas à seleção e edição das fotos.
"Vimos 110 mil cromos, durante três meses de pesquisa", diz Monteiro. Das 137 fotos do livro -todas coloridas-, dois terços são de arquivo, e o restante foi produzido especialmente, sob a coordenação do fotógrafo Claus Meyer.
O Brasil captado por essas imagens é um país complexo e exuberante: rios caudalosos e matas frondosas dividem espaço com caóticos conglomerados urbanos e coruscantes usinas siderúrgicas.
O volume é dividido em capítulos temáticos, cada um deles assinado por um especialista.
O geógrafo Aziz Ab'Saber faz um painel das características naturais do país e sua transformação pela presença humana.
O arquiteto e urbanista Jorge Wilheim discorre sobre a tendência geral da urbanização brasileira, notando que no Brasil nunca houve a "vida de aldeia" característica da tradição européia, e descreve o caso singular de metrópoles como São Paulo, Rio e Brasília.
Há ainda ensaios do químico e ambientalista Carlos Costa Ribeiro, do biólogo Ibsen de Gusmão Câmara, do médico e botânico Luiz Emygdio de Mello Filho e dos economistas Marcilio Marques Moreira e Roberto Macedo.
"Em todos os capítulos, há a valorização do trabalho do homem", resume o editor Monteiro. "Quanto às fotos, nos empenhamos em escapar do meramente belo ou turístico. Quisemos captar a essência dos fenômenos."
O resultado desse esforço é um livro ao mesmo tempo exaltatório e crítico, que dá a imagem de um país vibrante e cheio de problemas.
Os ensaios, escritos em linguagem acessível, fogem do oba-oba neoliberal que vê no mercado a solução mágica para tudo. Há uma preocupação aguda diante do avanço desenfreado do capital sobre a natureza. Defender a selva contra a selvageria parece ser o mote de vários dos ensaístas.
Outro ponto em que todos parecem concordar: se o Brasil não enfrentar radicalmente os problemas sociais, como a desigualdade e a obsoleta estrutura fundiária, perderá o bonde do século 21.

Livro: Presença do Brasil
Autores: Aziz Ab'Saber, Jorge Wilheim, Marcilio Marques Moreira e outros
Preço: não definido (236 págs.)

Texto Anterior: Vera Fischer volta ao cinema e ao teatro
Próximo Texto: Dresdner Trio toca no Masp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.