São Paulo, sábado, 30 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados desistem de impeachment

Motivo era acordo com tchetchenos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os deputados russos desistiram de tentar o impeachment do presidente Boris Ieltsin por seu acordo com os rebeldes da Tchetchênia.
Um voto de desconfiança em relação ao governo também foi arquivado, mas na semana que vem pode ser aprovada uma resolução exigindo a revisão da política russa na região separatista.
A Duma (câmara baixa, dominada pelos neocomunistas) acha que a decisão de Ieltsin de retirar as últimas tropas da região atenta contra a integridade territorial russa. Ieltsin responde que a atribuição para zelar por tal integridade é sua, não do Parlamento.
O líder neocomunista, Guennadi Ziuganov, disse que a Rússia vai ter o mesmo destino que a extinta URSS -a fragmentação em dezenas de nacionalidades em países independentes.
Mesmo retirando a tentativa de impeachment, o Parlamento manteve sua restrições ao acordo da Tchetchênia. Ele foi esboçado ainda pelo general Alexander Lebed, então homem-forte do país, que depois se desentendeu com Ieltsin e acabou demitido.

Texto Anterior: Justiça de Israel permite a tortura
Próximo Texto: ONU condena croata por massacre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.