São Paulo, segunda-feira, 2 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igreja lança no Rio ação evangelizadora

Meta é recuperar espaço perdido

DA SUCURSAL DO RIO

A Igreja Católica lançou ontem seu projeto de evangelização "Rumo ao Novo Milênio", em missa na igreja da Candelária, celebrada por d. Lucas Moreira Neves, presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
O projeto tem por objetivo aumentar o número de católicos praticantes, numa reação contra o crescimento de outras religiões.
Para envolver a sociedade no projeto, cada um dos próximos três anos será dedicado a um tema: direitos civis em 1997, direitos sociais no ano seguinte e, em 1999, os direitos econômicos.
O esforço de evangelização parte de uma das conclusões da Igreja, segundo a qual as pessoas já não fazem uma opção religiosa ditada pela tradição familiar.
O projeto está dividido "em quatro pilares colocados pelo papa e assumidos pela CNBB", disse d. Lucas. Cada um desses pilares permeará o trabalho da Igreja Católica entre 1997 e o ano 2000.
O primeiro dos pilares é o testemunho pessoal, no qual os católicos demonstram sua " vida de fé e de caridade fraterna".
O segundo é o serviço. "O serviço por amor, não por interesse, devotado, para que a pessoa humana seja respeitada", disse d. Lucas.
O terceiro é o pilar do diálogo, com prioridade para que os católicos superem suas divergências. O quarto pilar é "a boa notícia do evangelho", num anúncio que antecede a comemoração dos 2.000 anos de nascimento de Cristo.
Além da missa, concelebrada pelo arcebispo do Rio, d. Eugenio Salles, e 12 bispos fluminenses, foi encenado do lado de fora da igreja o auto "Um Anúncio do Primeiro Natal".
A Candelária foi escolhida, segundo d. Lucas, por ser "a igreja que se tornou símbolo de uma violência contra as crianças". "Queremos resgatar essa praça para que ela volte a ser símbolo de paz e respeito pelos direitos humanos."
Na madrugada do dia 23 de julho de 1993, oito meninos de rua foram assassinados na praça da Candelária, em frente à igreja.

Texto Anterior: MST organiza cooperativas
Próximo Texto: PT pretende anular eleição no Sebrae
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.