São Paulo, segunda-feira, 2 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame foi considerado fácil

CRISTIANE YAMAZATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Fácil e adequada a uma exame de conhecimentos gerais. Essa foi a opinião dos professores do Cursinho Objetivo quanto à primeira fase do vestibular da Unicamp.
"As questões de matemática foram facílimas. Na primeira questão o aluno tinha de calcular o imposto de renda. Na segunda o enunciado dava a fórmula do volume para que o aluno aplicasse logo em seguida", afirma o professor Giuseppe Nobilioni.
As questões de química começavam o enunciado assustando, mas depois pediam conhecimentos básicos, na opinião do professor Antônio Mário Salles. "Os alunos não devem ter tido problemas. Foi uma 'provinha'."
Já as duas perguntas de física fugiram ao padrão das provas anteriores. "Foram questões boas, adequadas à primeira fase. Nos outros anos as perguntas exigiam mais abstração e criatividade. Este ano elas foram mais tradicionais", diz Ricardo Helou Doca.
Em seguida vinham as perguntas de geografia. "As duas questões foram excelentes. Os assuntos são atuais e muito apropriados para uma prova de conhecimentos gerais", opina Vera Lúcia Antunes.
As questões 9 e 10 de história foram objetivas, segundo o professor Francisco Alves da Silva. "As questões foram fáceis, atuais e muito básicas."
Por fim, as últimas duas questões da prova trouxeram dois fenômenos biológicos comuns que cumprem o objetivo seletivo.
"É o mínimo de conhecimento que um aluno que queira entrar na Unicamp deve ter", diz Clézio Morandini.
Redação
Segundo o professor de redação Fernando Teixeira de Andrade, a Unicamp cumpriu, em parte, a promessa de simplificar o repertório de textos. "Apenas em parte porque a complexidade dos temas não foi simplificada. A primeira proposta exemplifica isso."
A opção A apresentou como tema: "Brasil: um caipira em tempos de globalização?" e trouxe vários textos de jornais e revistas que falavam do assunto.
"Poucos devem ter escolhido a narração. Apenas aqueles que tem habilidade nesse tipo de texto optou pelo tema B."
O tema C propôs a violência praticada por menores. Na opinião do professor Teixeira deve ter sido a proposta mais escolhida pelos candidatos.

Texto Anterior: Coordenador acha exame simples
Próximo Texto: Candidatos fazem prova em 2 horários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.