São Paulo, segunda-feira, 2 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

A fumaça da maconha pode fazer mal a quem está por perto?

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Já fui a vários shows de rock e percebi que a maconha rola solta. Será que eu corro perigo de passar muito mal estando ao lado dos fumantes da erva'?"
resposta
Como sua carta mostra, você já foi a uma porção de shows e ficou próxima a pessoas que fumavam maconha. A pergunta é: sentiu alguma coisa?
Acho que não, né? Pois é, a maconha contém mesmo algumas substâncias que atuam no funcionamento do sistema nervoso central e que podem alterar a capacidade de percepção da pessoa por algumas horas. Daí as sensações e idéias diferentes de quem está fumando a erva. De quebra, a pessoa pode ficar com a boca seca, intestino preso, olhos vermelhos e com mais fome.
Agora, esses efeitos todos só acontecem quando a pessoa está fumando e tragando a maconha. Quem está ao lado pode sentir um cheiro diferente ou se incomodar com a fumaça, mas dificilmente vai ter de enfrentar alguma sensação diferente.
A gente também tem de levar em conta que a maioria dos grandes shows acontece ao ar livre, onde a concentração da fumaça da maconha fica ainda menor.
Pode ficar tranquila. Não é a fumaça da maconha dos grandes shows que vai fazer mal. Fique mais atenta com as pessoas que acabam exagerando nas doses de álcool e de outras drogas e que podem se tornar mais agressivas e violentas. De resto, tente curtir seu rock sem tantas encanações.

Texto Anterior: Governador é um dos alvos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.