São Paulo, segunda-feira, 2 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indiano mostra o kathakali no Sesc

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Karunakaran, um dos mais profundos conhecedores da dança indiana kathakali, vai realizar apresentação única hoje, no Sesc Pompéia.
Atualmente vivendo em Paris, Karunakaran foi o preparador corporal dos atores que participaram do filme "Mahabharata", de Peter Brook.
Também a diretora teatral Ariane Mnouchkine costuma requisitar Karunakaran para trabalhar com seu elenco.
Nascido na cidade de Kerala, sul da Índia, onde o kathakali surgiu no século 18, Karunakaran realizará uma demonstração da técnica na primeira meia hora da apresentação de hoje.
Em seguida, realizará um espetáculo solo inspirado nos "Puranas", uma das obras épicas de onde são retirados os temas do kathakali (outras duas fontes são o "Mahabharata" e o "Ramayana").
A convite do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc (CPT), Karunakaran encerra hoje um workshop que começou no sábado, para atores e bailarinos.
No passado, o kathakali era praticado apenas por homens, que representavam papéis masculinos e femininos. Hoje já há grupos formados só por mulheres.
Sem falas
Fazendo uso apenas das expressões corporais, não utilizam a palavra falada.
Em sua linguagem silenciosa, o kathakali enfatiza a expressão dos olhos, lábios, além de fazer uso dos mudras, ou gestos das mãos.
Espécie de alfabeto, pleno de significados, os mudras se baseiam em 24 sinais básicos, a partir dos quais é possível desenvolver infinitas combinações.
Dois atores especializados em kathakali podem conversar sobre qualquer assunto usando apenas a linguagem dos sinais que, à parte os mudras, inclui jogos de olhos, sobrancelhas, faces e lábios, realizados dentro de um ritmo e tempo específicos.
Shakespeare
"O kathakali usa o corpo em sua totalidade e, hoje, além dos épicos indianos, costuma-se representar também as obras de Shakespeare", diz Karunakaran.
O indiano hoje circula por toda a Europa, ministrando aulas, workshops e, claro, realizando espetáculos.
Integrando música, literatura, representação e dança, o kathakali exige treino extenuante.
Em Kerala, os treinamentos diários começam cedo: às três horas da manhã.

Evento: demonstração seguida de espetáculo sobre a dança indiana kathakali, com Karunakaran
Quando: hoje às 20h30
Onde: Sesc Pompéia (rua Clélia, 93; tel. 864-8544)
Entrada: franca; retirar na bilheteria com antecedência

Texto Anterior: Tias de Rasi surgiram em artigos de jornal
Próximo Texto: 'Canções de Brincar' também ensinam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.