São Paulo, terça-feira, 3 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos destroem celas de delegacia em SP

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os 108 presos da cadeia do 9º DP, no Carandiru, zona norte de São Paulo, se rebelaram às 8h de ontem. Todas as celas -cinco- foram destruídas e 68 dos presos, que não seriam transferidos por falta de vagas, deveriam dormir no pátio, na noite de ontem, enquanto esperavam por remoção.
A cadeia estava com superlotação desde o último dia 16, quando os ocupantes das celas 4 e 5 tentaram fugir por um túnel, que acabou inundado por esgoto. As duas celas foram fechadas, e os presos, distribuídos nas restantes.
A tensão aumentou na sexta-feira, com o anúncio de que 40 presos seriam transferidos. A notícia foi seguida de uma nova tentativa de fuga, frustrada anteontem.
Ontem de manhã, os presos quebraram as grades das celas e atearam fogo em colchões e roupas. Depois tentaram derrubar as paredes com as grades arrancadas.
PMs da 1ª Companhia do 5º Batalhão, vizinha do DP, cercaram o prédio e efetuaram disparos para o alto. A rebelião acabou, e os presos pediram para negociar novas transferências.
Fezes
Os presos exibiram pratos cheios de fezes, afirmando que estavam utilizando-os como sanitários por causa da superlotação.
Os amotinados pediram a presença de um representante dos parentes e de câmeras de TV, pois temiam sofrer agressões no caminho entre o pátio da cadeia e a sala onde ocorreria a negociação.
Porém o juiz corregedor interino, Nelson Biasi Jr., que conversou com comissão de cinco detentos, não anunciou novas vagas.
Apenas a transferência dos 40 presos foi mantida. Até as 20h30, 30 já haviam sido transferidos -15 deles foram para Sorocaba, e outros 15, para a Casa de Detenção. Os dez restantes iriam, ainda ontem, para cadeias de São Vicente e Itapetininga.
Os 68 presos que não conseguiram transferência ficariam no pátio, vigiados por policiais civis e militares, já que as celas foram inutilizadas.

Texto Anterior: Faap e Belas Artes divulgam gabaritos
Próximo Texto: Preso suspeito de assaltar bar Bodega
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.