São Paulo, terça-feira, 3 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guitar Trio toca pela primeira vez em palcos brasileiros

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Afastados há 13 anos, eles decidiram unir de novo seus violões. Paco de Lucia, John McLaughlin e Al DiMeola rearticularam o explosivo Guitar Trio, que vai estender sua turnê mundial até o Brasil, na próxima semana.
Apesar dos vários shows que os três já fizeram por aqui como solistas, é a primeira vez que tocam juntos no país. A estréia acontece dia 10, no Palace, em São Paulo. Na noite seguinte, o trio se apresenta no Metropolitan, no Rio.
A vinda do grupo coincide com o lançamento nacional de seu novo CD. "The Guitar Trio" (Verve/PolyGram) é hoje o segundo álbum de jazz mais vendido nos EUA, de acordo com o "hit parade" da revista "Billboard".
O novo disco atualiza a original fórmula sonora do trio, que já misturava jazz, flamenco, blues, rock, música clássica ou mesmo música instrumental brasileira em seus primeiros trabalhos.
Além de novas composições dos três integrantes, o CD "The Guitar Trio" inclui também uma versão da clássica "Manhã de Carnaval" (tema do filme "Orfeu Negro", de Marcel Camus), composta pelo violonista carioca Luiz Bonfá.
História
O carisma desse trio de violões já fez história. Após a inicial parceria do britânico McLaughlin com o espanhol Paco de Lucia, o grupo decolou de vez quando o norte-americano Al DiMeola assumiu o lugar original de Larry Coryell.
"Friday Night in San Francisco" (1981) e "Passion, Grace and Fire" (1983), os dois álbuns gravados pelo trio, venderam juntos mais de 3,5 milhões de cópias.
Depois de passarem mais de uma década envolvidos com suas carreiras individuais, os três guitarristas se reencontraram, no final do ano passado.
O pretexto foi a gravação de uma faixa do recente álbum de McLaughlin, "The Promisse" (Verve/PolyGram). O calor do encontro animou os três músicos a se juntarem novamente.
A volta do grupo aos palcos, em julho último, resultou em um dos concertos mais disputados do 30º Festival de Jazz de Montreux. Na platéia, mais de 2.000 fãs eufóricos não queriam permitir que o Guitar Trio saísse do palco.
Curiosamente, a apresentação no festival suíço foi aberta com "Frevo Rasgado", do carioca Egberto Gismonti. Essa composição acompanha o trio desde seu primeiro álbum e tem presença quase certa no repertório da temporada brasileira.
O progresso técnico dos três guitarristas é notável. Apesar de exibirem estilos bem diversos, McLaughlin, Lucia e DiMeola atingiram tamanho grau de virtuosismo que, em alguns momentos, o concerto em Montreux quase se transformou em um duelo musical.
Quem não pôde assistir ao vivo a primeira versão do trio, nos anos 80, tem a chance de conhecê-lo em plena forma. Até mais vibrante e virtuosístico.

Show: The Guitar Trio, com Paco de Lucia, John McLaughlin e Al Dimeola Quando: dia 10 (terça), às 21h30
Onde: Palace (av. dos Jamaris, 213, tel. 011/531-4900, Moema, zona sul de São Paulo)
Quanto: ingressos entre R$ 40 (platéia) e R$ 70 (camarote)

Texto Anterior: Eugénia Melo e Castro grava no Brasil
Próximo Texto: Ex-Legião Urbana lidera banda Tantra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.