São Paulo, terça-feira, 3 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Ely Barbosa lança romance ecológico

PEDRO CIRNE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Ely Barbosa, artista plástico mais conhecido pelos personagens dos programas infantis "Boa Noite Amiguinhos" e "TV Tutti-Frutti", exibidos pela rede Bandeirantes, faz sua incursão no mundo da literatura.
Hoje, às 19h, o criador, entre outros personagens, do Milhofone, de João Banana e dos Incríveis Amendoins lança o livro "Yanomami, um Grito nas Selvas", na livraria Saraiva Mega Store do shopping Eldorado.
O tema é politicamente correto. Usa um triângulo amoroso formado por um diretor de cinema, uma francesa ativista da entidade ecológica Greenpeace e uma índia guerreira para discutir a questão ianomâmi.
Para fazer o livro, Ely, irmão do autor de novelas Benedito Ruy Barbosa -que assina o texto de "O Rei do Gado", pesquisou por dois anos e meio a vida nos garimpos de Roraima e o dia-a-dia dos ianomâmis.
Foi por sugestão do irmão que Ely resolveu escrever. Segundo Ely, Benedito leu e gostou de um rascunho e disse que o artista plástico também tinha talento para escrever.
Enredo
"Yanomami" conta a história de Giba, um diretor de cinema que faz um curso em Paris para abrir uma produtora no Brasil.
Ele conhece a fotógrafa e ativista Gisele, e juntos vêm ao Brasil para rodar um filme, com o qual pretendem denunciar o perigo de desaparecimento dos índios das selvas brasileiras.
A equipe de filmagem encontra uma tribo de ianomâmis em estado crítico de sobrevivência: além de seus membros estarem infectados por doenças dos brancos, a área está sob a ameaça de uma invasão de garimpeiros.
É nesse cenário que se dá o triângulo amoroso entre Giba, Gisele e a índia Yana, uma ianomâmi que sonha encontrar o guerreiro ideal para se casar -e que idealiza esse guerreiro na pessoa de Giba.
Monteiro Lobato
Atualmente, Ely está envolvido em um projeto do filme "Reinações de Narizinho", que traz as personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, para o mundo atual, altamente influenciado pela informática.
Dona Benta, por exemplo, vai instalar um microcomputador em seu sítio.
O sábio Visconde de Sabugosa vira especialista em computação.
Esse projeto está sendo feito em conjunto com descendentes de Lobato. Barbosa assina o roteiro do filme, que está em fase de pré-produção e tem estréia prevista para o fim de 97.
(PCA)

Livro: Yanomami, um Grito nas Selvas
Autor: Ely Barbosa
Lançamento: Editora Maltese
Quando: hoje, às 19h
Onde: Saraiva Mega Store, no Shopping Eldorado (av. Rebouças, 3.970, tel. 212-5222)
Preço: R$ 39,00 (530 páginas)

Texto Anterior: Livro revisita as charges de Belmonte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.