São Paulo, terça-feira, 3 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nus saem da Internet e vão para galeria

OTÁVIO DIAS
DA REDAÇÃO

O erotismo feminino na Internet e na televisão é o tema da exposição PolaEróticas, idealizada pelo fotógrafo e artista gráfico Luigi Stavale, 36, que começa hoje no bar, restaurante a galeria Helena, em São Paulo.
"Vemos hoje, tanto na TV quanto na Internet, um bombardeamento de imagens eróticas. Meu objetivo é contestar a visão corrente de que isso é vulgar. Para mim, é bonito e pode virar arte", diz Stavale.
A exposição explora também as possibilidades de integração entre a fotografia e o computador.
Fotógrafo profissional desde 1981, Stavale especializou-se nos últimos anos no tratamento de imagens por computador.
"Meu olhar é sempre de fotógrafo e as técnicas que utilizo também vêm dessa formação. Mas meu suporte tem sido o computador, que oferece grandes possibilidades de manipulação da imagem", diz.
Na busca dessa integração entre os recursos da fotografia e do computador, o trabalho de Stavale passa por diversas fases.
Quando as imagens são capturadas na rede mundial de computadores, o primeiro passo é o tratamento da imagem no próprio computador.
Por meio do programa Adobe Photoshop, é possível trocar o fundo, mudar cores ou realçá-las, alterar o contraste, incluir ou excluir elementos.
"Trabalho com a imagem da mulher até que ela fique exatamente como gostaria de vê-la", diz Stavale.
Numa segunda etapa, a imagem, já trabalhada, é fotografada da tela do computador e ampliada em filme instantâneo. Por fim, é impressa em papel de gravura.
Além de imagens da Internet, Luigi Stavale também utilizou como ponto de partida nus femininos fotografados de vídeos eróticos e fotos de mulheres feitas por ele mesmo. Nos dois casos, as imagens foram digitalizadas.
Depois de saírem do computador, passarem pelo processo fotográfico e terminarem impressas e expostas, as mulheres de Stavale vão percorrer o caminho inverso e voltar à Internet.
São, no total, 30 trabalhos, em dois tamanhos -25 cm por 35 cm e 35 cm por 50 cm.
PolaEróticas será também uma exposição virtual, no endereço http://www.artbr.com.br.
"A exposição virtual é uma volta à raiz. Quero mostrar que é possível fazer uma coisa bonita a partir do material tosco que está no ar na Internet", diz Stavale.
A exposição acontece no bar e restaurante Helena, à r. Dr. Mario Ferraz, 423, Itaim Bibi, zona oeste (tel. 011/829-2238), com vernissage hoje a partir das 20h.

Texto Anterior: Senac lança hoje livro sobre Belmonte; Sai novo romance da escritora Heloisa Seixas; Revista de design chega ao número dois
Próximo Texto: Gaetano Pesce chega ao país com seus produtos em resina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.