São Paulo, terça-feira, 3 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moldova elege ex-autoridade soviética para presidente

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Petru Lucinschi, 56, que já foi uma das principais autoridades comunistas no Kremlin, foi eleito presidente da Moldova depois de vencer o primeiro líder pós-independência do país, anteontem.
Resultados preliminares davam ao líder do Parlamento 54%, contra 46% para o atual presidente, Mircea Snegur. O comparecimento no segundo turno foi de 72%, cinco pontos percentuais maior do que no primeiro, dia 17 passado.
Lucinschi, secretário do Comitê Central do Partido Comunista nos últimos dias da União Soviética, em 1991, apresentou-se na eleição como um social-democrata, como outros ex-comunistas que tomaram o poder no Leste Europeu.
Apoiado pela mídia, defendeu na campanha de boas relações com a Rússia e disse que os planos de Snegur de fazer reformas de mercado rápidas representavam o "capitalismo selvagem".

Texto Anterior: Após ameaças, 50 mil protestam na Sérvia
Próximo Texto: Vaclav Havel faz operação contra câncer no pulmão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.