São Paulo, terça-feira, 3 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder africano quer candidato da região

EUA vetaram Boutros-Ghali

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Organização da Unidade Africana, Paul Biya, sinalizou o fim do impasse que pesa sobre a eleição do sucessor do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Boutros Boutros-Ghali.
No último dia 19, os EUA vetaram a reeleição do egípcio Boutros-Ghali, cujo mandato termina dia 31. A reeleição do secretário-geral é uma tradição na ONU.
Os países africanos não quiseram indicar outro candidato e permaneceram intransigentes quanto à permanência do egípcio.
O impasse, porém, parece prestes a ruir. Uma carta de Biya (também presidente de Camarões) aos chefes de Estado africanos exorta-os a apresentar outros nomes para candidato ao cargo da ONU.
"Concluo que, para que haja um segundo mandato de um secretário-geral africano, os Estados da África devem apresentar outros candidatos", disse Biya em carta do último dia 29.
Vários diplomatas africanos foram mencionados como possíveis candidatos, mas nenhum deles foi ainda formalmente apresentado.

Texto Anterior: País não descarta agressão norte-americana
Próximo Texto: Corte condena alemães por agressão a negros; Nasa prolonga estadia da Columbia no espaço; Polícia de Israel abusa de palestinas, diz ONG; "Carapintada" pede indulto a Menem; Gorbatchov critica Alemanha por juízos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.