São Paulo, quarta-feira, 4 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equador adota a convertibilidade

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente Abdalá Bucaram anunciou que a partir de 1º de julho de 1997 será aplicado no Equador um novo regime cambial que inclui o corte de três zeros na moeda nacional.
A mudança não será acompanhada de desvalorização, mas será adotada a convertibilidade com paridade fixa em relação ao dólar. Nos últimos meses, Bucaram serviu-se da assessoria pessoal do ex-ministro da Economia da Argentina, Domingo Cavallo.
Num pronunciamento pela televisão, o presidente analisou a economia equatoriana nas últimas décadas e concluiu que "foram aplicados todos os modelos econômicos, com efeitos nefastos", o que inclui um índice de pobreza de 60% dos 12 milhões de habitantes.
Bucaram assumiu o governo no último dia 10 de agosto. Além da reforma monetária, o presidente afirma ser necessária uma reforma bancária e uma reforma política. Com o novo plano, o governo equatoriano projeta um crescimento econômico entre 4% e 5% em 97 e de 6% entre 98 e o ano 2000, quando conclui o mandato.
Na semana passada, o governo enviou ao Congresso um projeto de lei que aumenta o imposto sobre cigarros em até 300% e imposto sobre bebidas alcoólicas em até 240%. Bucaram reafirmou também o compromisso do seu governo com a privatização nos setores de petróleo, energia elétrica e de telecomunicações.

Texto Anterior: O ITR, o crédito fundiário e a reforma agrária
Próximo Texto: A revolução do automóvel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.