São Paulo, quarta-feira, 4 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Photoshop' agiliza edição de imagens

Versão 4.0 automatiza trabalho com imagens

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR
DO UNIVERSO ONLINE

O maior mérito da nova versão do "Photoshop", que está sendo lançado pela Adobe, provavelmente está na sua habilidade de automatizar a tarefa de edição.
Com a nova paleta "Actions", o usuário grava uma sequência de edições em uma imagem e as aplica depois em outra região da mesma imagem ou em outras imagens.
O recurso funciona como uma macro -sequência de comandos gravados, comuns em programas como processadores de texto.
Também foram incorporadas recursos que facilitam a criação de imagens para páginas na Internet. Agora, o usuário pode gravar imagens nos formatos GIF entrelaçado e transparente, além de JPEG progressivos, muito usados na rede.
Outra ferramenta interessante é a que cria marcas d'água digitais, que protegem os direitos autorais.
Guias, grades e o novo "Navigator" -que facilita o deslocamento pela imagem- também são recursos bem-vindos.
A caixa da versão analisada informava que o produto era desenvolvido para "Windows 95" e "NT", o que implicaria em um melhor uso dos recursos desses sistemas operacionais.
Apesar disso, o mesmo pacote pode ser usado no "Windows 3.1". Há também uma versão do "Photoshop 4.0" para Mac, sistema original do programa.
Segundo a Adobe, a versão 4.0 tira vantagem de máquinas -Mac ou PC- equipadas com mais de um microprocessador.
Além disso, a empresa diz que uso do processador Intel MMX -previsto para o primeiro trimestre de 97- incrementará imensamente a performance do produto.
O programa estará disponível no dia 15 de dezembro. O preço sugerido, tanto para PC quanto para Mac, é US$ 1.020. Por enquanto, só a versão em inglês será vendida.

Texto Anterior: Clone de Macintosh fica mais rápido; Notebooks têm nova linha para executivos; Monitores ficam finos, leves e coloridos
Próximo Texto: 'Master Publisher' cria cartazes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.