São Paulo, quarta-feira, 4 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Igreja-do-eu-sozinho' ganha vida na rede

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você já quis abrir a sua própria igreja, mas recuou diante das acusações de que se tratava do gesto de um piadista, um maluco ou um malandro, vá para a Internet.
A rede mundial de computadores é o palco ideal para a fundação e o desenvolvimento de todos os tipos de "igrejas-do-eu-sozinho".
Basta ter uma idéia qualquer ou admirar exageradamente alguém para abrir a sua igreja e colocá-la -até de graça- na Internet.
As "igrejas" de maior sucesso são aquelas que cultuam atores, cantores e estrelas de TV, como Elvis Presley, William Shatner ("Jornada nas Estrelas") ou Jennifer Aniston ("Friends").
Mas as mais divertidas são aquelas que, com seriedade ou escracho, se propõem à difusão de idéias exóticas, como a "Ordem Sagrada do Limão", ou teses polêmicas, como a "Igreja da Eutanásia" ou o "Sindicato dos Messias".
O norte-americano Elvis Presley (1935-1977) é o "santo" do dia.
Entre as dezenas de heresias cometidas na Internet em nome do cantor de "Love Me Tender", as três principais são: "A Primeira Igreja de Jesus Cristo, Elvis", "A Primeira Igreja Presleyteriana de Elvis, o Divino" e "A Igreja de Elvis 24 Horas" -esta última, nome também de uma loja de conveniência em Portland, nos EUA.
Elvis versus Jesus
Na "Primeira Igreja de Jesus Cristo, Elvis", a maior atração são as fotomontagens, nas quais o rosto do cantor aparece em imagens clássicas da vida de Jesus.
Na página, há um link que conduz o "fiel" a um outro endereço bem-humorado, onde se analisam as semelhanças entre Elvis e Jesus. Um exemplo: "Jesus andou sobre a água. (Mateus 14:25). Elvis surfou. ('Feitiço Havaiano', Paramount, 1965)".
O bom humor também pontua a "Primeira Igreja Presleyteriana de Elvis, o Divino". Os dois fundadores da igreja afirmam que, para participar, todos os membros devem comer em excesso -"de preferência, comidas gordurosas".
Em meio a apelos para que o fiel compre camisetas da igreja (a US$ 22,95), é possível se divertir com tiradas irônicas, como: "Os homens presleyterianos são os chefes da casa, enquanto as mulheres devem usar biquíni e cozinhar".

Texto Anterior: Filmadora da JVC produz foto na hora
Próximo Texto: Chutar santa é pior, diz padre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.