São Paulo, quinta-feira, 5 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Passando a bola; Jurisdição estadual; Pizza catarinense; Diversionismo malufista; Primeiro, conhecer; Sem panos quentes; Dor de ouvido; Imagina a Presidência; Previsão de economista; Programa de petista; Confusão à vista; Pouco caso; Derrota à francesa; Ação imediata; Dinheiro em caixa; Reforma espacial; Visita à Folha

Passando a bola
No roteiro traçado para a CPI dos títulos, está reservado um final feliz para os governadores que usaram dinheiro de precatórios para o pagamento de obras: o problema será transferido para as Assembléias Legislativas.

Jurisdição estadual
Por terem utilizado o dinheiro do pagamento de precatórios para outros fins, os governadores podem ser acusados, no máximo, de crime de responsabilidade. Cujo processo cabe exclusivamente às Assembléias.

Pizza catarinense
Pelo menos em Santa Catarina já está armada uma solução para o que restou do dinheiro dos precatórios: a Assembléia Legislativa deve autorizar o governador a gastá-lo em obras públicas.

Diversionismo malufista
A estratégia do PPB para evitar o uso da CPI dos Precatórios contra Pitta e Maluf será centrar a investigação no uso de documentos falsos, e deixar a legalidade da operação em si de lado.

Primeiro, conhecer
Secretário-executivo da Câmara Setorial da área social e assessor de FHC, Vilmar Farias foi encarregado de fazer uma radiografia no Ministério da Saúde. Só depois sai o novo ministro.

Sem panos quentes
Convidado para jantar ontem com Luiz Carlos Santos (Assuntos Políticos), Vic Pires Franco (PA), relator da emenda da reeleição, recusou. Alega que Santos não retornava suas ligações.

Dor de ouvido
Segundo levantamento do gabinete de Luiz Carlos Santos, desde que assumiu, o ministro concedeu 818 audiências e atendeu 703 ligações de parlamentares. Só duas delas, respondidas, de Pires Franco (PFL-PA).

Imagina a Presidência
Do secretário da Fazenda do Espírito Santo, Rogério Medeiros, que ontem deixou o PT: "O partido se preparou para governar prefeituras. Mas não para ser governo de Estado".

Previsão de economista
Delfim Netto (PPB-SP) acredita que nenhum partido vai fechar questão sobre a reeleição de FHC: "Sabe por que eles se chamam partidos? Porque não tem nenhum inteiro", ironiza.

Programa de petista
A Secretaria de Comunicação do PT de São Paulo inaugurou essa semana sua página na Internet. O endereço é wttp://www.bytrace.com.br/pt.

Confusão à vista
O PMDB avisou formalmente FHC que disputará a presidência do Senado contra ACM. Não recebeu estímulo, mas também não foi aconselhado a buscar um acordo para repartir o poder no Congresso com o PFL.

Pouco caso
Na avaliação do PMDB, o Planalto até hoje não demonstrou interesse por um acordo que desse o Senado ao PFL. Nunca houve uma proposta concreta. Ao contrário, ACM tentou levar, tirando senadores do partido.

Derrota à francesa
De um ministro, sobre a convenção do PPB realizada ontem: "Foi o Waterloo do Maluf. Ele chegou como Napoleão, mas, quando deixar a prefeitura, volta ao exílio em Santa Helena".

Ação imediata
Suplentes de deputados do PMDB vão tentar evitar na Justiça que o coronel PM Ubiratan Guimarães, responsável pelo massacre de 111 presos no Carandiru em 92, assuma uma cadeira na Assembléia paulista.

Dinheiro em caixa
O Movimento Sem Terra ganhou o Prêmio de Desenvolvimento Internacional da Fundação Rei Balduíno da Bélgica pela luta pela reforma agrária no Brasil. O orçamento da entidade ganha um reforço de US$ 125 mil.

Reforma espacial
Piada que circulou ontem no Congresso sobre a notícia de que a descoberta de água permitirá projetos de colonização na Lua: "O MST já organizou a invasão.

Visita à Folha
O diretor da Brown University (EUA), Armando L. Chardiet, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO
Do líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), sobre Maluf dizer que FHC deve se preocupar com os votos tucanos contra a reeleição:
- O prefeito Maluf está em pânico por duas razões: medo de enfrentar o presidente FHC em uma eleição e certeza que a emenda da reeleição passará.

Próximo Texto: Armas à mostra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.