São Paulo, quinta-feira, 5 de dezembro de 1996
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Tópicos que podem cair na primeira fase da Fuvest

CRISTIANE YAMAZATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Cálculo do mínimo e do máximo da função quadrática e porcentagem são assuntos com grande probabilidade de aparecerem na primeira fase da Fuvest e nos vestibulares em geral.
Essa é a opinião dos professores Sydney Luiz Cavallante, do cursinho Universitário, e Fernando Trotta, do cursinho Stockler.
A função quadrática é uma função de domínio real definida pela fórmula f(x)= ax2 + bx + c, com "a" diferente de zero.
"Máximo é o maior valor que a função assume, e mínimo é o menor valor", diz Cavallante.
Primeiramente é preciso associar ao comportamento da função quadrática o seu gráfico, que é a parábola. "O máximo e o mínimo aparecem no vértice dessa parábola."
O cálculo, então, envolve a determinação da abscissa (x) ou da ordenada (y) desse vértice. Duas fórmulas que o estudante tem de decorar: x = -b/2a e y = -/4a.
O professor Cavallante propõe um exemplo de questão. "Como podemos dobrar um arame de quatro metros de comprimento em forma de retângulo de tal modo que a área do retângulo seja máxima?" Vamos à resolução.
Sendo x e y os lados do retângulo, tem-se que o perímetro é 2x + 2y = 4. Portanto y = 2 - x. A área da figura é A = x.y. Com a substituição, tem-se que A = x(2-x), que resulta em A = -x2 + 2x.
Como a parábola tem a sua concavidade para baixo, a função quadrática que representa a área do retângulo apresenta um máximo para x = -b/2a, ou seja 1.
Assim, a área máxima se dá quando x = 1 e consequentemente y = 1.
Quanto à porcentagem, o professor Trotta sugere uma questão: João é 25% mais alto que Pedro. Pedro é quanto por cento mais baixo que João?
"Sejam "J" a altura de João e "P" a altura de Pedro. Se João é 25% mais alto que Pedro, então podemos escrever que P = J/1,25. Logo, P = 0,8J. Ou seja, Pedro é 20% mais baixo que João."
O professor Trotta afirma que esse assunto também é muito frequente na primeira fase do vestibular da Fuvest.
(CY)

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